• A+
  • A-
Marca da Universidade de São Paulo
Fechar

São Paulo

campus de São Paulo é caracterizado pela diversidade de espaços, o que permite inclusive a realização de atividades de ensino, pesquisa e extensão universitária fora da capital paulista.

Grande parte do campus está na Cidade Universitária, que abriga a Reitoria, a Administração Central, 20 Unidades de Ensino e Pesquisa, três Institutos Especializados (de Estudos Avançados; de Estudos Brasileiros; e de Eletrotécnica e Energia), dois grandes Museus (de Arqueologia e Etnologia; e de Arte Contemporânea), além do Hospital Universitário. Dispõe de dezenas de bibliotecas, agências bancárias e de correio, farmácia, livrarias, papelarias, restaurantes e outros serviços, além de sediar as entidades de representação discente e de classe, a saber, o Diretório Central dos Estudantes Livre Alexandre Vannucchi Leme (DCE), a Associação dos Docentes da Universidade de São Paulo (Adusp) e o Sindicato dos Trabalhadores da Universidade de São Paulo (SINTUSP).

Conta com um centro esportivo universitário, o CEPEUSP, que inclui o Parque “Esporte para Todos” e a raia olímpica. O CEPEUSP recebe cerca de um milhão de pessoas por ano para a prática de atividades físicas, recreação e lazer.

Muitos eventos culturais são realizados em diferentes locais da Cidade Universitária, com destaque para o Anfiteatro de Convenções e Congressos Camargo Guarnieri, com capacidade para 350 pessoas, atualmente em reforma. Estão localizados no campus também os veículos de comunicação da universidade, o CINUSP (que possui a sala de cinema “Paulo Emílio”), a OSUSP (Orquestra Sinfônica da USP) e o CoralUSP.

Localizam-se fora da Cidade Universitária cinco Unidades de Ensino – as Faculdades de Direito, de Medicina, de Saúde Pública, a Escola de Enfermagem e, situada na Zona Leste da cidade, a Escola de Artes, Ciências e Humanidades –, um dos cursos de graduação que era ministrado na Escola Politécnica até 2011 Engenharia de Petróleo, ministrado na Vila Mathias, em Santos –, o prédio da Rua Maranhão (onde são ministrados os cursos de pós-graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo), o Museu Paulista (conhecido como Museu do Ipiranga), o Museu de Zoologia, o Instituto de Medicina Tropical, a Estação Ciência, o Centro Universitário “Maria Antonia”, o Teatro da Universidade de São Paulo (TUSP), o Parque CienTec, o Centro de Preservação Cultural (Casa da Dona Yayá), o Centro de Biologia Marinha (CEBIMar, em São Sebastião), as Ruínas Engenho São Jorge dos Erasmos (em Santos), a Casa da Xilogravura (em Campos do Jordão), o Museu Republicano Convenção de Itu e o Centro Avançado de Pesquisas em Doenças Tropicais (no município de Montenegro, em Rondônia).

Estão associados ao campus o Hospital das Clínicas de São Paulo, o Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, o Instituto de Medicina Social e de Criminologia de São Paulo, o Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT) e o Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen).

Saiba mais através da página eletrônica da Universidade de São Paulo: www.usp.br.

Apoio ao aluno

A Divisão de Promoção Social da Superintendência de Assistência Social (SAS), que coordena os serviços de apoio aos estudantes, está sediada na Rua do Anfiteatro, 295, nas proximidades do Conjunto Residencial da USP (CRUSP), na Cidade Universitária.

O CRUSP destina-se à moradia dos alunos regularmente matriculados nos cursos de graduação e pós-graduação. A admissão na moradia é feita por meio de processo seletivo realizado anualmente pela DPS com base em critérios socioeconômicos. Para os alunos que participaram do processo seletivo, mas ficaram em lista de espera, é concedido o apoio moradia. Existe também um cadastro de moradias (pensões, repúblicas, casas de família etc.) próximas ou de fácil acesso à Cidade Universitária. A consulta ao cadastro pode ser feita na recepção da DPS, mediante comprovante de matrícula na USP e documento de identidade. O pagamento desse tipo de moradia é de responsabilidade dos próprios alunos.

Na Cidade Universitária há quatro restaurantes universitários (Central, da Física, das Químicas e da Coordenadoria do Campus), com serviços de café da manhã, almoço e jantar. Outros quatro localizam-se fora da Cidade Universitária, a saber, na Escola de Enfermagem, na Faculdade de Saúde Pública, na Faculdade de Direito do Largo São Francisco e ainda na Escola de Artes, Ciências e Humanidades, na Zona Leste da capital. O preço da refeição para os estudantes é único, de R$1,90. Nos restaurantes da SAS, os selecionados para receber apoio alimentação têm direito a refeições diárias gratuitas.

Os alunos podem se beneficiar de assistência médica e odontológica de acordo com os procedimentos estabelecidos pelo Sistema de Saúde da USP (SISUSP). Além disso, seus filhos podem concorrer a vagas em uma das três creches que existem em São Paulo, duas na Cidade Universitária e uma na Faculdade de Saúde Pública. A seleção é feita com base em critérios socioeconômicos. O setor de passe escolar da SAS/DPS é responsável pela emissão de carteiras para desconto em passagens de ônibus, trens (municipais e intermunicipais) e metrô para os estudantes de graduação e de pós-graduação da USP. Na sede desse setor existe um mural com itinerários e números de telefones para informações sobre ônibus fretados. Duas linhas regulares de ônibus realizam transporte gratuito de alunos, funcionários e docentes da USP – mediante a apresentação de cartão emitido exclusivamente para este fim -, ligando a estação Butantã do metrô aos mais diversos pontos do campus. Aos demais usuários, o transporte é tarifado segundo o valor estabelecido ao sistema de ônibus da cidade de São Paulo.

Assistência psicológica e psiquiátrica

O Instituto de Psicologia (IP) da USP oferece serviço de atendimento psicológico gratuito aberto aos alunos e a toda a comunidade. Além disso, por meio de seu Laboratório de Orientação Profissional (LABOR), desenvolve um projeto voltado para alunos que, insatisfeitos com o curso que estão frequentando na Universidade, querem encontrar uma alternativa. O projeto também dá orientação para alunos do Ensino Médio, vestibulandos e para aqueles que estão concluindo um curso de graduação e querem encontrar meios para ingressar no mercado de trabalho.

O Grupo Interdisciplinar de Estudos de Álcool e Drogas (GREA) oferece assistência e prevenção ao consumo excessivo de álcool, tabaco e outras drogas. Com sede no Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina, o GREA além de dar orientações e desenvolver atividades preventivas, oferece tratamento para os dependentes.

Esportes

O Centro de Práticas Esportivas da USP (CEPEUSP) é um dos maiores conjuntos poliesportivos universitários da América Latina. Tem três campos de futebol (um deles com capacidade para abrigar 35 mil expectadores), ginásio coberto, 12 quadras poliesportivas descobertas, nove quadras de tênis, pista de atletismo e conjunto aquático, com piscinas e tanque para saltos. Dispõe de velódromo oficial (cuja arquibancada é capaz de receber 10 mil expectadores) e conta também com a raia olímpica (de 2.150 m de extensão e 100 m de largura) onde são realizadas competições estaduais e nacionais de remo e canoagem. A raia dispõe de quatro garagens para barcos, quatro vestiários, várias salas para atendimento médico e musculação e um barco-escola (para treino dos iniciantes em remo). Ao redor da raia há uma ciclovia, com 4.081 m de extensão. Além disso, o CEPEUSP administra o Parque Esporte para Todos, bosque de 26 mil m², ao lado do Instituto de Física, com trilha para caminhadas e vários aparelhos esportivos.

O CEPEUSP desenvolve diversos programas, com várias modalidades esportivas, para alunos, funcionários e professores da USP. Há programas também para a comunidade externa e para portadores de necessidades especiais ou problemas de saúde.

Unidades de Ensino