História – São Paulo

Com entrada única no vestibular para o Bacharelado e a Licenciatura, o curso é organizado para oferecer ao graduando uma sólida formação fundamentada no tratamento dos elementos necessários à compreensão da natureza do conhecimento histórico e ao domínio das práticas essenciais de sua produção, como fundamento da articulação indispensável entre ensino e pesquisa. O curso proporciona experiências didáticas diversas e mantém sintonia com as questões do mundo contemporâneo, sempre ampliando campos de pesquisa com a oferta de disciplinas que contemplem diferentes sociedades, culturas e temas. As disciplinas são semestrais, sem pré-requisitos, distribuídas em semestres ideais. Os programas desenvolvem-se por meio de aulas expositivas, acompanhadas de seminários (individuais ou coletivos) com apresentação de resultados de pesquisa bibliográfica e de fontes; trabalhos práticos supervisionados; estágios; leituras programadas; atividades de pesquisa em museus e arquivos; excursões didáticas.

O Departamento de História dispõe de espaços institucionais equipados para dinamizar a articulação entre ensino, pesquisa e extensão, envolvendo alunos de graduação, pós-graduação e profissionais da área, ligados à universidade e a instituições externas a ela. Laboratórios e grupos de pesquisa oferecem condições para estimular a participação de graduandos em programas de iniciação científica, com ou sem bolsa de auxílio financeiro, e em projetos de produção de material didático para o ensino básico.

Inserção profissional

O curso de Graduação do Departamento de História oferece a possibilidade da formação de recursos humanos em várias modalidades. Além das tradicionais destinações – ensino fundamental, médio e superior -, os profissionais de História atuam, cada vez mais, em áreas diversificadas, como arquivos, bibliotecas, museus, centros de cultura, centros de patrimônio histórico públicos e privados e assessorias à mídia impressa e visual.