Engenharia de Produção – São Carlos

Descrição do curso

O curso de Engenharia de Produção da EESC/USP, criado em 1972, é um dos pioneiros no Brasil. O curso é em tempo integral e tem duração de 5 anos.
Os dois anos iniciais, núcleo básico, têm como objetivo desenvolver e consolidar os alicerces para o raciocínio lógico, a utilização da linguagem matemática e a capacidade de solução de problemas. Paralelamente, o aluno inicia o contato com seu campo de atuação profissional pelas disciplinas Introdução à Engenharia de Produção, Métodos para Análise e Solução de Problemas em Engenharia de Produção, Organização: conceitos, metodologias e modelagem, dentre outras.
No terceiro ano, o enfoque é para os conteúdos profissionalizantes em Processos de fabricação e Mecânica.
Nos dois últimos anos, desenvolve-se um processo de aprendizagem teórico-prático em áreas específicas da EP: Engenharia e Gestão de Operações, Processos da Produção, Logística e Cadeia de Suprimentos, Pesquisa Operacional, Engenharia da Qualidade, Engenharia do Produto e do Trabalho/ Organizacional, Engenharia Econômica, Engenharia da Sustentabilidade, Trabalho de Conclusão de Curso e Estágio.

O curso de EP, por meio de sua proposta pedagógica e de seus espaços diferenciados (salas informatizadas para trabalho em equipes e projetos integrados), visa oferecer todo o suporte para que seu corpo discente desenvolva as habilidades para o exercício profissional e incremente sua formação com atividades extracurriculares: Iniciação Científica, Secretaria Acadêmica, Competições Acadêmicas, Empresa Júnior, Intercâmbio Internacional, Organização de Eventos, Projetos de Cultura e Extensão entre outras.

A formação específica do Engenheiro de Produção Mecânica possibilita que atue numa ampla gama de setores industriais, organizações e empresas, tais como:
• Indústrias de base;
• Indústrias de manufatura de bens de capital até bens de consumo duráveis e não duráveis;
• Organizações e empresas de serviços das mais diferentes naturezas: consultorias, instituições financeiras, prestadoras de serviços na área de tecnologia de informação e comunicação, operadores logísticos, universidades entre outras.

• EESC - Escola de Engenharia de São Carlos
    DURAÇÃO: 10 semestres

VAGAS SiSU/Enem (12 vagas):
    4 vagas (Ampla concorrência)
    4 vagas (Escola Pública)
    4 vagas (Pretos, Pardos e Índios)

VAGAS FUVEST (38 vagas):
    21 vagas (Ampla Concorrência)
    11 vagas (Escola Pública)
    6 vagas (Pretos, Pardos e Índios)