Ciência de Dados – São Carlos

Em 2022 o Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da USP de São Carlos receberá a segunda turma do curso de Bacharelado em Ciência de Dados. O curso tem como missão formar profissionais aptos a atuar com competência nas mais variadas frentes em que a Ciência de Dados se faz necessária. O profissional formado no curso domina conhecimentos e habilidades das ciências matemáticas, estatística e computação, com forte ênfase em mineração de dados e inteligência artificial, desenvolvendo ainda competências em ética, comunicação e pesquisa. O currículo está alinhado com propostas internacionais, com foco no desenvolvimento de projetos práticos em Ciência de Dados, utilizando técnicas modernas. Além da formação essencial, o aluno conta com cadeias de disciplinas optativas, tanto de complementação de fundamentos, quanto voltadas para aplicações reais, utilizando metodologia de aprendizado baseado em problemas.

Infraestrutura do curso

As disciplinas são, em sua maioria, cursadas de forma compartilhada com os demais cursos de graduação do ICMC, propiciando ao aluno uma visão abrangente das áreas relacionadas e uma maior riqueza de formação. Os alunos contam com a infraestrutura dos laboratórios de ensino e pesquisa do ICMC, do cluster computacional Euler, além das bibliotecas e museus do campus de São Carlos. Em particular, os alunos poderão interagir e colaborar com pesquisadores ligados aos centros de pesquisa do ICMC, como CeMEAI, propiciando uma formação diferenciada ligada a problemas do setor produtivo e dos governos.

Inserção profissional

O curso visa formar profissionais capazes de “pensar com dados”, com competência teórica (técnica e metodológica) e experiência prática para lidar com as mais variadas situações e domínios de aplicação. A possibilidade de colaborar em projetos de pesquisa e desenvolvimento em parceria com os pesquisadores e empresas possibilitará ao egresso uma rápida inserção no mercado, atendendo às demandas existentes e contribuindo para o progresso da sociedade.

• ICMC - Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação

VAGAS SiSU/Enem (6 vagas):