Engenharia de Materiais e Manufatura – São Carlos

O objetivo principal deste curso é formar engenheiros com conhecimento integrado do ciclo de fabricação de produtos, envolvendo desde a idealização e projeto dos mesmos, passando pela seleção e projeto de materiais, até a escolha de processos de fabricação mais adequados, com visão de reaproveitamento e reciclagem. O profissional estará habilitado a desenvolver e/ou alterar as propriedades dos materiais bem como atuar no projeto e na manufatura de produtos, otimizando assim a relação custo/benefício e o compromisso com um desenvolvimento sustentável. A fascinante relação e interação entre estes três aspectos – materiais, projeto e manufatura – é a base do programa. As disciplinas do curso podem ser divididas de acordo com os seguintes grupos: 23% básicas, 10% básicas de engenharia, 27% materiais, 24% projeto e manufatura, 16% integradoras. O último conjunto envolve práticas de projeto, manufatura, processamento e caracterização de materiais, terminando com o estágio em tempo integral.

A maioria das salas de aula possui equipamento de multimídia. Os laboratórios das aulas práticas que fazem parte do núcleo central de formação do curso estão nos departamentos de Engenharia de Materiais, Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção. Os alunos também contam com modernas salas de informática e um sistema digital e integrado de bibliotecas com milhões de exemplares à disposição.
O campus também oferece refeitórios, alojamento, atendimento médico e infraestrutura poliesportiva.

Devido à sua formação ampla o Engenheiro de Materias e Manufatura estará apto a atuar em diversos segmentos que envolvam materiais – projeto de produtos – manufatura. Alguns exemplos são: indústrias metalúrgicas, de polímeros, cerâmicas, aeronáuticas, automobilísticas, navais, de energia, de produtos eletroeletrônicos, de equipamentos e dispositivos biomédicos, de máquinas e equipamentos para diversos setores, como, agricultura, mineração, transportes, produtos esportivos, e muitos outros.

• EESC - Escola de Engenharia de São Carlos

VAGAS SiSU/Enem (12 vagas):