• A+
  • A-
Marca da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária Marca da Universidade de São Paulo
Fechar
Física Médica – Ribeirão Preto

Física Médica – Ribeirão Preto

Física Médica – Ribeirão Preto

Exatas

Bacharelado em Física Médica, FFCLRP – USP, Ribeirão Preto, SP
O primeiro curso de Física Médica do Brasil, com mais de 20 anos de pioneirismo

null

 

Física Médica da USP-RP (Canal do YouTube)
https://www.youtube.com/c/fismedusp

Centro Estudantil de Física Médica
https://cefimffclrp.wixsite.com/meusite-1

Link com perfil dos egressos: [LINK AQUI]
Link para panfleto da física médica: [LINK AQUI]

Link para Material/Acesso externo: [LINK AQUI]

Descrição do Curso

O currículo de Física Médica visa aliar uma sólida formação em Física com diversas formações específicas como: radiações e suas aplicações, imagens médicas e biofísica. O curso com uma duração ideal de 10 semestres oferece aos seus alunos um módulo básico generalista e interdisciplinar seguido de um módulo sequencial especializado, que é transdisciplinar e profissionalizante. Assegura-se, assim, de um lado, a formação específica em Física Médica, o que atende à procura por profissionais com formação em Física Médica, resultante da sofisticação dos procedimentos de diagnóstico e terapia e capazes de atuar combinadamente com aqueles das áreas biológicas e da saúde. Por outro lado, essa especificidade coexiste com a formação de habilidades gerais esperadas para um profissional em Física. Nos últimos semestres do curso, o estudante deve realizar um estágio em centros credenciados pela nossa faculdade, que desenvolvam trabalhos e pesquisas nas ciências da saúde, ciências biológicas, instrumentação biomédica e/ou trabalhos que estão dentro dos objetivos do curso. Não existe trabalho de conclusão de curso.

Infraestrutura do curso

O Curso de Física Médica conta com laboratórios didáticos de física básica, física moderna, eletrônica e instrumentação, onde os alunos são orientados a realizar projetos independentes. Em diversas disciplinas, em especial do ciclo profissionalizante, são utilizados equipamentos e infraestrutura dos 12 laboratórios de pesquisa do departamento de Física, do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto e de outros hospitais da região. A estrutura do curso permite uma grande interação com os docentes e os estudantes de pós-graduação; assim como, realização de iniciação científica, participação em reuniões de pesquisa, colóquios e seminários relacionados a temas atuais da física ou das áreas de pesquisa de interesse do Departamento, sendo elas: Biofísica, Biofotônica, Biomagnetismo, Física Estatística, Biossensores, Medicina Nuclear, Nanonomateriais, Instrumentação Biomédica, Radioterapia, Radiodiagnóstico, Ressonância Magnética, Sistemas Complexos e Ultrassom.

Inserção Profissional

O campo de atuação de um Físico Médico é bastante amplo, precisando o profissional estar capacitado para atender uma ou várias das seguintes áreas: Radiações ionizantes, Imagens médicas, Instrumentação biomédica, Pesquisas em Física Médica, Treinamento de pessoal, Consultoria e fiscalização de serviços e equipamentos. Os formandos em Física Médica podem atuar em hospitais, centros médicos, clínicas de imagens médicas, empresas multinacionais que desenvolvem ou comercializam equipamentos médicos hospitalares, institutos de pesquisa e programas de Pós-Graduação de diferentes Universidades Brasileiras ou do Exterior. Com a ampla formação em Física, Matemática e Instrumentação biomédica, o Físico Médico possui capacitação para atuar também como empreendedor em sua área de atuação.

Onde estudar?