Engenharia Elétrica (ênfase em eletrônica) – São Carlos

Exatas

Descrição do Curso

O curso de Engenharia Elétrica tem como característica principal uma forte formação científica básica, formação profissional geral em Engenharia Elétrica e grande preocupação com a parte prática para permitir uma atuação bem flexível do egresso no mercado de trabalho. As aulas de laboratório são enfatizadas e auxiliam na formação prática e teórica do futuro profissional. A ênfase em Eletrônica tem foco principalmente em aquisição, transmissão, processamento e utilização da informação, bem como elaboração de sistemas, componentes e dispositivos para aplicações médicas, industriais, residenciais e outras. Nessa ênfase, o aluno poderá optar por aprofundar-se em Telecomunicações, Controle e Automação, Sistemas Digitais e Engenharia Biomédica, o que lhe dará o direito de receber Certificado de Estudos Especiais nessas áreas específicas. Durante o curso, o aluno é incentivado a participar dos diversos projetos da EESC, com Bolsas Técnicas e de Iniciação Científica, junto aos vários laboratórios de pesquisa e também junto aos grupos de projetos em Atividades Complementares.

Infraestrutura

Os alunos do curso têm acesso a uma grande biblioteca, com vasta coleção de livros didáticos, a qual possibilita pesquisas também por meio eletrônico a centenas de periódicos nacionais e internacionais. Para as atividades didáticas, possui diversos laboratórios nas mais variadas áreas (de Circuitos Eletrônicos, de Instrumentação, de Automação e Controle, de Eletrônica Digital e Microprocessadores, de Máquinas Elétricas, entre outros). Além disso, os alunos têm acesso à rede de informática da USP e às salas informatizadas. Para os interessados em participar de atividades de pesquisa e outras, extracurriculares, há infraestrutura de laboratórios e espaços para trabalhos científicos e em grupos de competições universitárias, além das estruturas de restaurante, centro acadêmico e empresa Jr.

Inserção Profissional

O egresso do curso exerce atividades tanto nos mais variados tipos de indústria, quanto em empresas de consultorias e desenvolvimento de projetos, ou ainda em administração, vendas e prestação de serviços na área. Os engenheiros eletricistas com ênfase em Eletrônica atuam em áreas como aquisição, transmissão, processamento e utilização da informação, elaboração de sistemas, instrumentos e técnicas para aplicações médicas, industriais, residenciais e de gerenciamento de serviços e equipamentos eletroeletrônicos.