Confira nossas Redes Sociais:
![]() |
![]() |
![]() |
Descrição do curso
O curso de Psicologia possui uma estrutura curricular que procura proporcionar ao aluno ingressante uma formação que passe por diversos campos de conhecimento, entre ciências humanas e sociais, ciências biológicas e da saúde, promovendo um conjunto interdisciplinar cuja formação promove a complexidade dos seres humanos e de suas modalidades de experiência, sofrimento e organização. São oferecidas disciplinas obrigatórias e optativas para dar uma formação generalista com possibilidade de o aluno escolher as áreas nas quais pretende aprofundar seus estudos, como clínica, instituição, social, pesquisa de processos psicológicos básicos, saúde mental e coletiva, aprendizagem e desenvolvimento humano, organizações e trabalho, psicopatologia.
Busca-se propiciar uma formação consistente ao futuro profissional para que o aluno possa atuar em acordo com as características sociais da comunidade e da cultura e a partir de uma reflexão crítica sobre as várias formas de pensar, fazer e intervir com a psicologia.
O estudante tem oportunidades de realizar estágios, desenvolver projetos de iniciação científica e envolver-se em programas de extensão universitária. A combinação entre atividades teóricas e práticas traz ao estudante uma formação abrangente que visa superar a dissociação entre ciência e exercício profissional.
Além da formação de psicólogo, o Instituto de Psicologia oferece ao aluno a opção de cursar as Habilitações Bacharelado e Licenciatura.
Psicólogo / Bacharel / Licenciatura
Ensino / Pesquisa / Extensão e Cultura
Infraestrutura
O Instituto de Psicologia oferece, aos alunos, um dos mais completos acervos da América Latina na área de Psicologia; uma rede de informática nas dependências da Biblioteca e na sala pró-aluno. Nas dependências do bloco de aulas, está localizado o espaço do Centro Acadêmico. Atividades práticas, que articulam ensino, pesquisa e extensão, são realizadas no Centro de Atendimento Psicológico, nas instituições conveniadas e nos projetos desenvolvidos nos mais de 20 diferentes Laboratórios de Estudos e Pesquisas. Nestes, os alunos podem realizar atividades de pesquisa e extensão. O curso oferece uma série de possibilidades de desenvolvimento na atuação profissional e de pesquisa através de projetos organizados por docentes e laboratórios, numa ampla gama de áreas de inserção e interface com diferentes grupos sociais e instituições. Além disso, o curso conta com parcerias internacionais que podem viabilizar intercâmbios e experiências conjuntas de pesquisas.
Inserção Profissional
Os graduados em Psicologia podem exercer atividades profissionais em diferentes setores, nos âmbitos público, privado e terceiro setor, nas áreas de educação, saúde, trabalho, assistência social, esporte, entre outras. A opção pela área acadêmica requer que o psicólogo ou bacharel complemente sua formação em cursos de pós-graduação (mestrado e doutorado), também oferecidos no Instituto de Psicologia através de cinco programas de pós-graduação. O título de Licenciado permite aos egressos lecionarem em cursos técnicos de nível médio e atuar em instituições educacionais e em projetos e práticas que envolvem experiências pedagógicas, de desenvolvimento e na atuação com especificidades da aprendizagem.
-
IP - Instituto de Psicologia
integral 51 vagas bacharelado e licenciatura AC: 31 EP: 13 PPI: 07 Duração 8 a 10 semestres