• A+
  • A-
Marca da Universidade de São Paulo
Fechar

Medicina – Bauru

Biológicas

Descrição do curso

Criada em 19 de março de 2024, a Faculdade de Medicina de Bauru da Universidade de São Paulo (FMBRU-USP) é localizada no campus da USP em Bauru, interior do Estado de São Paulo, sendo a unidade mais recente criada pela USP.  Nascida como curso de Medicina em 2017 e com vinculação à Faculdade de Odontologia de Bauru até março de 2024, a Medicina USP de
Bauru formou sua primeira turma de médicos no ano de 2023, e desde sua criação figura entre os três cursos mais procurados no vestibular da FUVEST.

A FMBRU, no momento, tem apenas um curso, o de Graduação em Medicina, e está em fase de estruturação dos ensinos de Pós-Graduação Stricto Sensu – Mestrado e Doutorado, e Lato Sensu – Residências, Especializações e demais. Em seu embrião, a FMBRU traz o conceito de compartilhar esforços, espaços e recursos humanos, previsto em seu Regimento. A unidade foi pensada segundo orientações da USP quanto à otimização de recursos e compartilhamento de potenciais de todas as naturezas, visando a sustentabilidade da Universidade.

A formação profissional dos estudantes da FMBRU é intrinsecamente relacionada com a atuação em serviço e a inserção precoce dos graduandos nos diversos serviços de saúde como espaço de ensino aprendizagem, o que proporciona não somente a qualificação profissional, mas a interação permanente com as políticas sociais de saúde, educação, assistência social, pesquisa, ciência e tecnologia e inovação, com o desenvolvimento do desses sistemas por meio da reflexão sobre a realidade e sobre o que precisa ser transformado.

Os princípios do Sistema Único de Saúde são os elementos fundamentais para a busca das competências, aquisição e produção de conhecimentos, habilidades e atitudes que permitam superar os desafios que se apresentam às práticas profissionais nos diferentes contextos do trabalho de uma rede de serviços de saúde hierarquizada, de complexidade tecnológica distinta e crescente e de acesso ordenado.

Os estudantes são inseridos na Rede Básica de Saúde Local desde o primeiro ano, atuando nos equipamentos hospitalares, nas Unidades de Saúde da Família e nas Unidades Básicas de Saúde desde o início do curso – e nas Unidades de Pronto Atendimento na fase de internato.

Todas as atividades assistenciais desenvolvidas pelos estudantes são supervisionadas por docentes nos mais diferentes cenários e representam importante atividade assistencial para a comunidade, usuários do SUS. Estão representadas nessa categoria atividades hospitalares, ambulatoriais e estruturais nos diferentes equipamentos de saúde do município.

Além da atuação na Rede Básica de Saúde, o estudante de Medicina da FMBRU tem como campo principal de estágio o Hospital das Clínicas de Bauru (HC Bauru), unidade hospitalar criada pelo Governo do Estado de São Paulo e vinculada à Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, o que fortalece a formação dos estudantes da FMBRU-USP.

  • HOSPITAL DAS CLÍNICAS DE BAURU (HC BAURU): O Hospital das Clínicas de Bauru integra o Sistema Único de Saúde (SUS) e tem atuação direcionada à prestação de assistência hospitalar e ambulatorial nas diversas áreas clínicas, bem como serve de campo de formação e treinamento dos estudantes de graduação e pós-graduação do campus USP Bauru.

Subordinado à Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP), o HC Bauru é uma unidade hospitalar estadual, sob gestão da FAEPA – Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Assistência do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP; e atividades acadêmicas de ensino, pesquisa e inovação científica e tecnológica na área da saúde gerenciadas pela Universidade de São Paulo.

A partir de 01/02/2023, o HC Bauru incorporou as atribuições de assistência à saúde do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC), unidade hospitalar vinculada à USP e referência mundial no estudo e tratamento das anomalias craniofaciais congênitas – em especial as fissuras labiopalatinas -, síndromes associadas e deficiências auditivas, e é precursor em suas especialidades. Já as atividades acadêmicas – de ensino, pesquisa e inovação – permanecem sendo desenvolvidas pela Universidade de São Paulo, sendo associadas à FMBRU-USP em 2024, quando da criação da Faculdade, fortalecendo os campos de formação dos estudantes.

O HC Bauru é exclusivo aos usuários do SUS e recebe pacientes com descompensação clínica dos municípios do Departamento Regional de Saúde de Bauru (DRS 6) do Estado de São Paulo. Do ponto de vista acadêmico, recebe internos do 5º e 6º ano do Curso de Medicina da FMBRU para estágios curriculares, que atendem com supervisão de preceptores e docentes nas áreas de clínica médica, cirurgia, pediatria, medicina intensiva e urgências. Alunos do 1º ao 4º ano também realizam estágios de treinamento no Hospital, como semiologia médica. Também são desenvolvidas no HC Bauru pesquisas e atividades de alunos de graduação, mestrado, doutorado, pós-doutorado, residências médicas e multiprofissionais, especializações, práticas profissionalizantes e atualização.

Infraestrutura do curso

  1. LABORATÓRIOS: Para o desenvolvimento do curso de Graduação em Medicina, a FMBRU utiliza os laboratórios existentes no Campus USP Bauru, compartilhando-os com as demais unidades:
  • CECS – Centro de Educação e Capacitação em Saúde, principal laboratório da FMBRU é um laboratório de simulação inaugurado em 2018, juntamente com a instalação do curso de Medicina no Campus USP Bauru. O CECS foi projetado com o objetivo de mimetizar a prática clínica e oportunizar o treino de habilidades e competências em espaço simulado de acordo com as metas estabelecidas pela Organização Pan Americana de Saúde para assegurar o cuidado ao paciente.

O ambiente compreende atividades de ensino, pesquisa e extensão, com foco na formação e a capacitação de profissionais. Em ambientes adequados para simulação, recebe as aulas do curso de graduação em Medicina da FMBRU-USP e têm capacidade para atender aos cursos de graduação e pós-graduação das demais unidades do Campus USP de Bauru, em atividades específicas de cada área, e também para o treino do trabalho interprofissional.

O CECS possui uma série de recursos físicos, materiais e humanos que ofertam a possibilidade de práticas simuladas de diversas complexidades e que utilizam desde os simuladores mais avançados, até técnicas de role play e pacientes simulados.

Além do CECS, a FMBRU utiliza, de maneira compartilhada e programada, laboratórios didáticos e de pesquisa existentes no Campus USP Bauru.

  • Laboratórios didáticos: estão à disposição para uso dos estudantes de Medicina da FMBRU os laboratórios didáticos:
  • Anatomia (capacidade 100 alunos)
  • Histologia (capacidade 50 alunos)
  • Microbiologia (capacidade 60 alunos)
  • Patologia (capacidade 50 alunos)
  • Interpretação Radiográfica (capacidade 50 alunos)
  • Fisiologia HRAC (capacidade 10 alunos)

 

  • Laboratórios de pesquisa: estão à disposição para uso dos estudantes de Medicina da FMBRU os laboratórios dedicados à pesquisa:
  • Bioquímica (capacidade 40 alunos)
  • Farmacologia (capacidade 18 alunos)
  • Fisiologia (capacidade 20 alunos)
  • Centro Integrado de Pesquisa I (capacidade 10 alunos)
  • Biotério (capacidade 10 alunos)

 

  1. TUTORIA: As salas de tutoria são usadas para o desenvolvimento do ambiente de aprendizagem do Eixo Tutorial (ET), além de servirem eventualmente para estudo dirigido em grupos e aulas para pequenos grupos em fase de internato, por exemplo. Em períodos livres de aulas, é permitido aos estudantes o uso das salas para estudos individuais ou em pequenos grupos.

O eixo tutorial é onde são desenvolvidas as atividades em formato de Aprendizagem Baseada em Problemas (sigla em inglês: PBL). As turmas são divididas em grupos de 10 estudantes sob a coordenação de um tutor (docente) para desenvolvimento do caso/problema da semana e seu fechamento na semana seguinte, propiciando aos estudantes a discussão de um caso médico, com temática do módulo em que o grupo se encontra no transcorrer do curso.

O prédio da Tutoria é composto seis salas climatizadas, mobiliadas com uma grande mesa central e cadeiras, com um computador e tela (55 polegadas) para discussão dos casos/problemas. Conta ainda com lousas nas paredes laterais, permitindo uma discussão dinâmica de todo o grupo.

O prédio ainda abriga a estrutura de diretoria da FMBRU, gestão acadêmica, e salas de uso dos docentes.

Ligas acadêmicas na FMBRU

As Ligas acadêmicas são parte importante das atividades estudantis. Gerenciadas por diretorias acadêmicas e supervisionadas por docentes, em Bauru as ligas acadêmicas seguem critérios específicos para criação e funcionamento que são determinados pelo COREL (Conselho de Regulamentação das Ligas Acadêmicas) que conta com membros das próprias ligas e do Centro Acadêmico David Capistrano dos estudantes de Medicina da USP – Bauru.
Esta regulamentação, sugerida pelos próprios estudantes, foi fundamental para garantir que as ligas vinculadas ao curso atendessem ao mesmo padrão e princípios do curso. Desta forma, as ligas devem:
1. desenvolver atividades complementares e não simples antecipação do curso de graduação 2. focar em aspectos que estejam alinhados com a prevalência das doenças de forma
a garantir visões da “vida real” aos estudantes; e
3. ter grande interface com o Sistema Único de Saúde, desenvolvendo suas atividades de forma integrada e também focando na integralidade, atuando não apenas nos aspectos assistenciais, mas também nos aspectos estruturais.
Atualmente funcionam no contexto da FMBRU e vinculadas ao COREL, as seguintes ligas
Acadêmicas:
1. Cardiologia e Cirurgia Cardiovascular
2. Cirurgia
3. Clínica Médica
4. Dor, Anestesiologia e Medicina Intensiva
5. Morfologia Aplicada
6. Neurologia e Neurocirurgia
7. Oftalmologia
8. Oncologia
9. Ortopedia e Medicina do Esporte
10. Otorrinolaringologia
11. Pediatria
12. Primeiros Socorros, Urgência e Emergência
13. Psiquiatria
14. Saúde e Esporte
15. Saúde da Mulher
16. Urologia

As ligas em conjunto envolvem atualmente mais de 176 estudantes e 18 docentes e devem, segundo o regulamento do COREL, apresentar anualmente relatório de suas atividades à FMBRU-USP. Saiba mais no site da FMBRU: https://fmbru.usp.br/ligas/

Associação Atlética Acadêmica David Capistrano – @aaadcmedusp A Atlética Medicina USP Bauru é um dos braços do Centro Acadêmico David Capistrano, e é bem ativa nos meios acadêmicos da Medicina, além de ser um espaço importantíssimo de interação entre os estudantes. A Atlética estimula a prática de esportes e reúne times femininos, masculinos e mistos de várias modalidades como basquete, vôlei, futebol de salão, handebol, xadrez, atletismo, natação, além da bateria da Atlética, a Batucabra. Os estudantes treinam com frequência, usando os recursos de esportes do Campus USP Bauru.
Saiba mais no perfil da AAADC: https://www.instagram.com/aaadcmedusp/

  1. BLOCOS DIDÁTICOS: As atividades de aulas dialogadas, seminários, aulas invertidas, são realizadas nos blocos didáticos da FOB-USP, prioritariamente o Bloco Didático 3. Todas as salas são climatizadas e equipadas com projetor multimídia e lousa, num total de seis salas de aula com capacidade para atender 300 alunos no total, e um auditório com capacidade para 190 ouvintes.

No Campus USP Bauru há, ainda, disponíveis, 05 anfiteatros no Bloco Didático 1, com capacidade para acomodar 350 pessoas no total, além de salas de aula na Pós-Graduação da FOB e na Pós-Graduação do HRAC.

 

  1. BIBLIOTECA: No Campus USP de Bauru há uma biblioteca denominada Serviço de Biblioteca e Documentação “Prof. Dr. Antônio Gabriel Atta”, ligado estruturalmente à FOB-USP, que atende a todos os usuários do Campus: docentes, estudantes, pesquisadores, funcionários, além de interessados da comunidade de Bauru e região. Com as demais bibliotecas da Universidade, integra a Agência USP de Gestão da Informação Acadêmica da Universidade de São Paulo (Agência AGUIA).

O acervo do Campus USP Bauru abrange principalmente as áreas das Ciências Básicas e Ciências da Saúde – especialmente Odontologia, Fonoaudiologia, Anomalias Craniofaciais, Medicina e Ciências da Saúde.

O acervo de livros físicos da Biblioteca da FOB-USP é de 39.081 exemplares. Além do acervo de livros físicos, a comunidade acadêmica tem acesso a:

  • coleção de 8.479.275 itens (entre livros, revistas, mapas, teses, multimeios, entre outros) que está disponível nas 60 bibliotecas existentes nos diversos campus da USP
  • coleções digitais de bases de dados, ebooks e periódicos, mantidas pela Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais (ABCD/USP) e no Portal de Periódicos da Capes.
  • coleções de periódicos das principais editoras: BioMed Central; DOAJ Directory of Open Access Journals; EBSCOhost; Elsevier ScienceDirect; Free E-Journals; Galegroup; Highwire Press; IngentaConnect; J-STAGE; Nature; Ovid; Oxford University Press; PubMed Central; ROAD – Directory of Open Access Scholarly Resources; SAGE; Scielo; Society forGeneral Microbiology – SGM; Springer Link; Taylor and Francis Online; Wiley Online Library, dentre outras.

Estruturalmente, a Biblioteca tem duas salas disponíveis com equipamentos de informática para os usuários:

  • Sala Pró-Aluno: conta com seis computadores e uma impressora; funciona 24 horas, com acesso, no período noturno, por reconhecimento facial. A impressão é realizada pelos monitores da sala, em horário divulgado em agenda eletrônica e com papel fornecido pelos estudantes;
  • Sala de Treinamento 2: com 15 computadores, funciona no horário de expediente da Biblioteca, podendo ser utilizada pela comunidade acadêmica da Universidade.

Além dessas duas salas, a Biblioteca disponibiliza dois computadores para usuários externos realizarem suas pesquisas.

A Biblioteca dispõe de áreas de estudo no piso térreo e superior, com mesas de diferentes tamanhos, cabines para estudo individual e cinco salas de estudo em grupo. Conta com auditório (100 lugares); sala de treinamento e sala Pró-Aluno, com computadores e acesso à Internet, para realização de videoconferências, palestras e cursos.

Os recursos eletrônicos de uso restrito à USP (livros, periódicos, bases de dados) podem ser acessados em computadores particulares, utilizando-se a rede sem fio (eduroam) e fora do ambiente da Universidade, incluindo no exterior, utilizando-se a rede VPN. Estes serviços estão disponíveis somente aos usuários USP.

Inserção Profissional

O curso de Medicina da FMBRU-USP é o terceiro curso mais procurado no vestibular da FUVEST nos últimos anos. Criado em 2017, já graduou duas turmas, num total de 104 médicos. Levantamento de egressos realizado em maio de 2025, demonstrou que do total de 104 graduados, 70 exercem a Medicina (66%), 34 cursam residência médica (33%), 04 cursam Pós-Graduação sendo três Stricto Sensu (01 deles simultâneo com residência) e 01 cursa Pós-Graduação Lato Sensu (1%).

Saiba mais no site oficial  e tire dúvidas pelo Instagram!

Atualizado em Julho de 2025.

Onde estudar?

  • FMBRU - Faculdade de Medicina de Bauru
    integral 60 vagas bacharelado
    Ampla Concorrência: 30
    Escola Pública: 19
    Pessoas Negras, de cor Preta ou Parda e Indígena: 11
    PROVÃO PAULISTA
    Escola Pública: 6
    Pessoas Negras, de cor Preta ou Parda e Indígena: 3
    Duração: 12 semestres