Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia

Av. Prof. Dr. Orlando Marques de Paiva, 87
05508-270 São Paulo SP
(11) 3091-7682

A Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da USP tem como missão formar profissionais que visem à criação e exploração racional, promoção, proteção e restauração da saúde dos animais de acordo com princípios profissionais e éticos, sob a égide do bem-estar animal e social.

Com 102 anos, o curso de Medicina Veterinária está entre os melhores do mundo, ocupando a 38ª posição, segundo o principal ranking internacional, divulgado em março/2016. O ingresso na FMVZ se dá por meio do vestibular da Fuvest (70% vagas) e por meio do Sisu (30% das vagas); anualmente são oferecidas 80 vagas. Das 56 vagas pela FUVEST, 36 vagas são destinadas para ampla concorrência, 15 para estudantes de escolas públicas e 5 para vestibulandos pretos, pardos e indígenas. Das 24 vagas pelo SISU, 4 são destinadas para ampla concorrência, 10 para estudantes de escolas públicas e 10 para vestibulandos pretos, pardos e indígenas.

O curso tem duração de cinco anos e é ministrado em tempo integral. Durante um semestre, os alunos cursam disciplinas no campus Pirassununga, uma das melhores infraestruturas na área de produção animal do país. O último semestre é destinado à realização de estágio curricular supervisionado, proporcionando aos alunos a vivência profissional em instituições nacionais e/ou internacionais, públicas ou privadas. Após a graduação o aluno ainda tem a opção de continuar os estudos em cursos de especialização, pós-graduação strictu sensu e diversas outras modalidades oferecidas.

O enfoque do curso é em três grandes áreas:

Medicina Individual – abrange a clínica médica e cirúrgica de animais de pequeno e grande portes e silvestres, com diversas especialidades, e as áreas relacionadas como a patologia, anestesiologia e diagnóstico laboratorial e por imagem.

Medicina Preventiva – com foco nas populações, visa a solução de problemas nacionais e os que afetam o comércio internacional, relativos à saúde animal, saúde pública veterinária e segurança dos alimentos.

Produção Animal – visa equacionar as condições de manejo, ambiente, alimentação e genética dos animais para aperfeiçoar o potencial produtivo, mantendo o foco bem estar animal, na qualidade dos produtos e na gestão do agronegócio.

A FMVZ conta com o maior Hospital Veterinário da América Latina que presta atendimento a animais de pequeno e grande portes, aves ornamentais e também animais silvestres. Conta também com o Museu de Anatomia Veterinária, Biblioteca especializada, Centro Experimental em Pesquisas Toxicológicas e Centro de Biotecnologia de Reprodução Animal.

Profissões