Matemática Aplicada e Computação Científica – São Carlos

O curso tem duração de quatro anos e forma profissionais em matemática com sólido domínio de computação e de modelagem, visando aplicações comerciais, industriais e financeiras, entre outras. Neste sentido, combina as competências dos diversos Departamentos do ICMC para oferecer uma formação interdisciplinar moderna e de excelência.
O curso se compõe de um ciclo básico seguido de ciclo avançado com várias disciplinas optativas escolhidas num grande elenco que permite o aprofundamento da formação do aluno num tema específico. Algumas linhas que o aluno pode aprofundar sua formação são, por exemplo, Estatística, Otimização, Mecânica dos Fluidos Computacional e Ciência de Dados. Os egressos do curso estão inseridos em interessantes empregos no campo público ou privado, ou especializando sua formação em cursos de pós-graduação.

Os alunos têm à sua disposição uma das melhores bibliotecas na área de Matemática e Computação do país integrada às demais bibliotecas da USP. Contam com laboratórios de computação 24h diárias. Dispõem de restaurante universitário, alojamentos estudantis e amplo complexo poliesportivo.

O bacharel em Matemática Aplicada e Computação Científica está apto a resolver problemas concretos do mundo real empregando ou criando modelos matemáticos, utilizando o computador como uma ferramenta de trabalho. Em resumo, o objetivo é transformar problemas em modelos matemáticos e então resolvê-los. Isso significa que o profissional poderá atuar em diferentes ramos, por exemplo, na indústria, em empresas de software, em bancos e financeiras e em centros de pesquisa públicos e privados. Temos, por exemplo, egressos trabalhando em bancos, empresas de gerenciamento de dados, indústrias, empresas de logística, consultorias e também em universidades.

• ICMC - Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação
    diurno 20 vagas bacharelado
    DURAÇÃO: 8 semestres

VAGAS SiSU/Enem (6 vagas):
    3 vagas (Ampla concorrência)
    2 vagas (Escola Pública)
    1 vagas (Pretos, Pardos e Índios)

VAGAS FUVEST (14 vagas):
    7 vagas (Ampla Concorrência)
    4 vagas (Escola Pública)
    3 vagas (Pretos, Pardos e Índios)