O Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, fundado em 1963, tem sua origem na transferência para a Universidade de São Paulo das obras que integravam o acervo do antigo Museu de Arte Moderna de São Paulo e das coleções do casal de mecenas Yolanda Penteado e Ciccillo Matarazzo. De posse desse rico acervo composto por obras de Amedeo Modigliani, Pablo Picasso, Alexander Calder, Tarsila do Amaral, Anita Malfatti, Lygia Clark, entre outras, e uma importante coleção de arte italiana, a Universidade de São Paulo fundou o Museu de Arte Contemporânea baseada nos princípios universitários fundamentais: a busca do conhecimento e sua disseminação na sociedade. Hoje o acervo do MAC USP reúne cerca de 10.000 obras.
Em 2013, o MAC USP instalou-se em um dos edifícios projetados por Oscar Niemeyer no Parque Ibirapuera, complexo construído para celebrar o IV Centenário da cidade de São Paulo em 1954. Dessa forma, o seu acervo ganhou espaço adequado para sua apresentação, ampliando significativamente a sua área expositiva, hoje com 11.000 m². Além disso, o número de visitantes do Museu aumentou de cerca de 76.000 em 2010, para 133.793 em 2015. A nova sede passou a integrar um conjunto de museus e instituições culturais localizados na região do Ibirapuera, ampliando o alcance e a visibilidade da instituição fora do campus universitário.
Ao longo de seus 58 anos, o MAC USP estruturou-se profissionalmente, incorporando aos seus quadros funcionais pessoal capacitado nas áreas de documentação, restauro, produção de exposições, museografia, design gráfico e ação educativa. O MAC USP oferece ao público programas educativos, visitas a exposições para público espontâneo, bem como para escolas públicas e privadas. Conta ainda com atividades de formação de professores, além de contribuir na formação de alunos de graduação que atuam como bolsistas e estagiários nas diversas áreas. Programas de inclusão sociocultural para públicos diversos e cursos de difusão cultural para professores e interessados em geral, também fazem parte das atividades do MAC USP. Do ponto de vista da produção de conhecimento o Museu conta com um quadro de curadores, especializados em arte moderna e contemporânea, que acumula as funções docentes, ministrando disciplinas de graduação e pós-graduação, realizando curadoria de acervo e exposições bem como pesquisa acadêmica.
Constitui hoje um grande desafio para o MAC USP preservar e ampliar o patrimônio cultural da Universidade de São Paulo e atender às demandas que a sociedade atual coloca para os museus.
Atividades Oferecidas
Atividades Educativas
Arte Contemporânea Para A Terceira Idade
Descrição: O Programa promove uma aproximação do público da terceira idade com as exposições em cartaz no MAC USP numa abordagem dialógica que favoreça um maior aprofundamento conceitual, sensorial-perceptivo e também criativo das poéticas apresentadas. A programação é centrada em atividades práticas de ateliê, em diversas linguagens artísticas, que são desencadeadas a partir da visita à mostra previamente escolhida, articulando informações concernentes de história e teoria da arte, contextualizando o desenvolvimento de poéticas pessoais dos participantes. É cobrada uma taxa de R$25,00 mensais para os participantes.
Público alvo: terceira idade (acima de 60 anos)
Periodicidade: semestral
Contato: (11) 2648-0258 – Ana Lúcia Siqueira
Endereço eletrônico: www.mac.usp.br/mac/conteudo/cursoseventos/91.asp
Arte Mais Perto
Descrição: encontros de formação continuada entre educadores, com atividades práticas, reflexivas e leituras de obras das exposições em cartaz no MAC-USP. A proposta visa à compreensão dos procedimentos, linguagens, técnicas e poéticas dos artistas por meio da experiência.
Público-alvo: professores de educação básica.
Periodicidade: uma vez por mês.
Contato: (11) 2648-0258 | edumac@usp.br
Encontros Contemporâneos
O programa oferece uma série de atividades gratuitas para educadores a partir das exposições em cartaz no MAC USP. São debates, oficinas e visitas orientadas que pretendem aproximar professores e alunos do universo da arte contemporânea.
Público alvo: professores da educação básica, demais educadores e alunos de licenciatura
Periodicidade: de acordo com as exposições em cartaz (encontradas em: http://www.mac.usp.br/mac/conteudo/exp/atuais/masterpager.asp)
Responsável: Andrea Amaral Biella (educadora MAC USP)
Contato: 2648-0258 – Ana Lúcia Siqueira
Histórias da Arte para Crianças: entre Livros e Obras
Descrição: o programa tem como objetivo apresentar a obra de artistas contemporâneos presentes no acervo do MAC-USP para as crianças. Compreende a apresentação da vida e da produção dos artistas selecionados por meio da leitura de livros destinados ao público infantil, da observação das obras do museu e de atividades práticas relacionadas ao processo criativo do artista.
Público alvo: jovens e crianças a partir de 5 anos, acompanhados por um responsável.
Periodicidade: uma vez por mês.
Contato: 2648-0258 – Ana Lúcia Siqueira
Interar-te
Descrição: o programa proporciona momentos de integração entre crianças, jovens e seus acompanhantes adultos – familiares ou amigos – através de atividades lúdicas motivadas pelas exposições em cartaz no MAC-USP.
Público alvo: jovens e crianças a partir de cinco anos, acompanhados por um responsável.
Periodicidade: uma vez por mês.
Contato: 2648-0258 – Ana Lúcia Siqueira
Poéticas Visuais em Interação
Descrição: programa centrado em atividades diversas de ateliê de arte contemporânea, voltado aos interessados na elaboração e desenvolvimento de poéticas pessoais a partir de estudos das poéticas de artistas selecionados do acervo do MAC-USP, numa perspectiva dialogal e interativa. Uma mostra de extroversão da produção desse ateliê encerra a programação anual.
Público alvo: estudantes e profissionais das áreas afins às artes plásticas interessados em aprimorar e atualizar sua formação, construir poéticas pessoais, numa proposta interativa com o acervo do museu.
Periodicidade: anual.
Contato: 2648-0258 – Ana Lúcia Siqueira
VIVA ARTE!
Descrição: programa de inclusão socioeducativa e cultural voltado para estimular os adultos a frequentar exposições de artes visuais. Inclui as seguintes ações: 1) visitas agendadas às exposições em cartaz no MAC-USP, com oficina de duração de até três horas; 2) encontros de formação continuada para educadores sociais e profissionais de saúde; 3) cursos de difusão cultural, com encontros teórico-práticos.
Público alvo: adultos integrantes de instituições sociais (ONGs, centros comunitários, associações etc.) ou de saúde (hospitais-dia, centros de terapia ocupacional, associações etc.).
Periodicidade: anual.
Contato: 2648-0258 – Ana Lúcia Siqueira
Roteiros de Visita
Descrição: programa criado com objetivo de estimular a proximidade de professores e alunos com as obras do acervo do MAC-USP, por meio de recursos que auxiliem no planejamento, no aproveitamento e no desdobramento das visitas ao museu. Pretende-se, com o uso deste material didático, que o professor se sinta mais confortável e com maior autonomia ao percorrer as exposições do MAC-USP com os seus alunos.
Público alvo: professores de ensino fundamental e médio da Grande São Paulo e cidades próximas, ONGs, instituições educativas e culturais.
Periodicidade: anual.
Museu, Educação e o Lúdico (MEL)
Descrição: o programa tem por objetivo pesquisar a criação e a exploração de estratégias lúdicas no processo de ensino e aprendizagem da arte durante visitas orientadas em exposições didáticas organizadas para o público infantil e para professores. Entre os objetivos do programa estão: a) desenvolver uma metodologia lúdica na educação em museu de arte para o público infantil, visando à criação de experiências significativas; b) desenvolver curadorias e materiais didático-lúdicos; c) ressignificar para as crianças a experiência de uma visita ao museu e dessa forma, estimular o desejo de voltar a este e a outros espaços culturais; d) ampliar, com qualidade, o tempo de permanência ativa das crianças e de pré-adolescentes nas visitas orientadas; e) desenvolver a formação de professores para o uso da metodologia proposta; f) fazer parcerias com escolas públicas e promover itinerância das exposições já organizadas.
Público alvo: estudantes e professores de educação infantil e ensino fundamental I e II de escolas públicas e particulares, de ONGs, instituições educativas e culturais. Instituições públicas têm prioridade no atendimento.
Periodicidade: anual.
Contato: 2648-0258 – Ana Lúcia Siqueira
Formação e Capacitação
Saber e Ensinar Arte Contemporânea
Descrição: o curso pretende estimular a reflexão e o questionamento sobre a produção artística atual e sua importância no processo de ensino e aprendizagem da arte, aproximando os professores dos diversos conceitos, propostas, suportes e espaços da arte contemporânea. Além das aulas expositivas, serão organizadas visitas aos museus, centros culturais, ateliês de artistas, casas de cultura, galerias, espaços alternativos da arte e intervenções públicas, como grafites e ação de coletivos.
Público alvo: professores, educadores e interessados em geral.
Periodicidade: semestral.
Contato: 3091-3559 – cursosmac@usp.br
A Criança, o Livro e a Arte
Descrição: o curso pretende promover a reflexão sobre os livros que apresentam as artes visuais para crianças por meio da comparação dessas publicações e da leitura de textos teóricos sobre o tema. As aulas teórico-práticas possibilitarão a análise do projeto gráfico, do conteúdo do texto, da relação entre a imagem e as palavras, dos diversos conceitos de arte que norteiam essas publicações e a experiência de práticas que podem ser desenvolvidas por meio da leitura dos livros apresentados.
Público alvo: professores, estudantes, bibliotecários e interessados em geral.
Periodicidade: semestral.
Contato: 3091-3559 – cursosmac@usp.br
Desenho e Currículo Escolar
Descrição: Possibilitar ao professor do Ensino Fundamental II e Ensino Médio uma aproximação com a linguagem do desenho artístico, construindo repertório e dando referências de prática e experimentação com o desenho em sala de aula.
Público alvo: Professores da rede pública e particular de Ensino Fundamental II e Ensino Médio.
Periodicidade: semestral
Contato: 3091-3559 – cursosmac@usp.br
O Desenho e a Imagem Contemporânea
Descrição: Possibilitar ao estudante uma aproximação com a linguagem do desenho artístico, construindo repertório e dando referências de prática e experimentação com o desenho. Introduzir o aluno na especificidade da linguagem do desenho através de sua relação com a história da arte, de reflexões sobre a linguagem em si e propostas práticas. Expor o aluno a reflexões sobre a linguagem do desenho e sua contextualização histórica a partir de trabalhos do acervo do MAC. Estudar os desdobramentos que o desenho pode proporcionar na elaboração de imagens em outros suportes e linguagens visuais, a partir das relações proporcionadas pelas novas tecnologias de produção e reprodução de imagens surgidas no século XX. Oferecer ao aluno a oportunidade de experimentação em diferentes técnicas e recursos expressivos próprios do desenho e explorar desdobramentos em projetos que se utilizem de outros suportes.
Público alvo: semestral
Periodicidade: semestral
Contato: 3091-3559 – cursosmac@usp.br
Visitas Monitoradas
Visita ao MAC-USP
Descrição: o MAC-USP recebe uma visitação bastante significativa por parte das escolas, instituições culturais, universidades e comunidade em geral. Uma de suas principais finalidades é oferecer um atendimento que possa abranger o conhecimento do acervo, da história e da crítica de arte e das questões fundamentais da linha de pesquisa Educação em Museus de Arte.
Público-alvo: estudantes de escolas públicas e particulares do ensino fundamental e médio, instituições culturais, universidades e público em geral.
Periodicidade: durante todo o ano, terça a sábado em dois horários: 10h00 às 11h30 e 15h00 às 16h30
Contato: (11) 2648-0258 | edumac@usp.br
NO MUSEU – Visitas temáticas às exposições do MAC USP
Descrição: Realização de visitas temáticas, a partir das exposições do MAC USP, que seja oferecido para educadores e multiplicadores culturais. O objetivo desse programa é abordar temas interdisciplinares e difundir as exposições e o patrimônio cultural do MAC USP para pessoas que trabalhem com educação e que tenham interesse em trazer grupos para visitar o museu.
Público alvo: Educadores das Escolas Públicas e Particulares dos Ensinos Fundamental e Médio; Instituições Culturais; Universidades; Comunidade em geral.
Periodicidade: primeiro sábado de cada mês às 11h; primeira 3ª terça-feira do mês às 15h
Contato: 2648-0258 – Ana Lúcia Siqueira
Descrição: Visitas orientadas para jovens e adultos em processo de alfabetização; busca oferecer ao público uma experiência com arte contemporânea nos espaços expositivos do museu.
Programa Ver e Ler
O programa tem como objetivo estimular a autonomia nas visitas a espaços de arte e instituições culturais, buscando eliminar o sentimento comum de exclusão dos espaços públicos em alunos não alfabetizados. Por meio de visitas orientadas ao espaço expositivo do MAC, oferecidas no período noturno, apresentamos o museu como um espaço cultural a serviço de todos, tornando esse espaço acessível a esse público para que ocupem seu lugar na sociedade como indivíduos capazes de usufruir e de se beneficiar das atividades propostas pelo museu e por outros equipamentos culturais da cidade. Além das visitas orientadas oferecemos, para aqueles que se interessarem, um ciclo de formação com os professores das instituições.
Público alvo: jovens e adultos no processo de alfabetização
Periodicidade: terças-feiras, das 19h às 21h.
Contato: 2648-0258 – Ana Lúcia Siqueira