• A+
  • A-
Marca da Universidade de São Paulo
Fechar

Engenharia Florestal – Piracicaba

Biológicas

Descrição do curso

A formação do engenheiro florestal oferecida abrange a capacitação técnico-científica de três grandes áreas: silvicultura e manejo florestal, ecologia aplicada e tecnologia de produtos florestais. Entre as competências profissionais do engenheiro florestal estão a coordenação, o planejamento, a administração e a execução de projetos para: produção de mudas florestais e plantio das mesmas, cuidados pós-plantio, colheita e transporte florestal, conservação de ecossistemas florestais, sistemas de produção florestal em florestas naturais e plantadas, utilização de recursos florestais por populações tradicionais, extração e produção de recursos não-madeireiros, mensuração e amostragem de recursos florestais, transformação artesanal e industrial de produtos florestais, manejo de solos e recursos hídricos, zoneamento econômico- ecológico de culturas florestais, entre outras. O estudante pode optar por disciplinas da Licenciatura, o que lhe permite lecionar em escolas de ensino técnico agrícola. O currículo é bem abrangente com muitas opções de disciplinas para especialização nas áreas de interesse dos alunos. Veja mais informações do curso no site, saiba do que acontece e converse com alunos pela nossa pagina no Facebook ou Instagram.

Infraestrutura

Os alunos contam com acervo de livros na Biblioteca Central da ESALQ. O Departamento de Ciências Florestais que abriga o curso tem inúmeros laboratórios, duas estações experimentais (fazendas-escola) e diversos grupos de extensão para vivência profissional intra e extracurriculares. O campus da ESALQ em Piracicaba conta com toda a infraestrutura de apoio incluindo Restaurante Universitário, moradias estudantis, salas com acesso à internet, Praça Esportiva, Centro de Vivência e Unidade local de Atendimento Médico e Odontológico gratuito.

Inserção Profissional

Os engenheiros florestais formados pela ESALQ são aptos a trabalhar em indústrias moveleiras, de celulose, papel, bioenergia, painéis de madeira e serrarias, atuando no processo de transformação da matéria-prima; em propriedades rurais,  tanto para produção de madeira quanto para adequação à legislação ambiental; Unidades de Conservação (UCs), populações extrativistas, docência (aos licenciados); certificação ambiental e de produtos florestais; consultoria a empresas e proprietários rurais, ONGs e órgãos governamentais.

Licenciatura em Ciências Agrárias

Você sabia que pode obter também a titulação de Licenciatura em Ciências Agrárias? Confira mais informações AQUI e assista nossos vídeos no nosso canal do YouTube.

Onde estudar?

  • ESALQ - Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”
    integral 40 vagas bacharelado
    O curso tem duração de 10 semestres (5 anos) e o ingresso pode ser realizado pelo vestibular da FUVEST (28 vagas, sendo 15 para AC, 8 para EP e 5 para PPI) ou pelo SISU (12 vagas, sendo 7 para AC, 3 para EP e 2 para PPI).