Descrição do Curso
A ênfase em Eletrônica e Sistemas Computacionais prepara engenheiros para atuar na fronteira da inovação, com uma formação abrangente e multidisciplinar que os capacita a dominar a convergência de tecnologias — marca registrada do mercado eletrônico contemporâneo — e a transitar com segurança e protagonismo entre as diversas subáreas da Engenharia Elétrica. Desde os primeiros anos, o estudante é estimulado a integrar teoria e prática por meio de atividades em laboratório e disciplinas de projetos eletrônicos. A proposta pedagógica valoriza uma sólida base teórica com forte preparação prática nas diversas especialidades da área, estruturada em cinco linhas de formação: em Micro e Nanoeletrônica (Semicondutores e Projeto e Fabricação de Chips), Processamento de Sinais (Voz, Música, Sinais de sensores, Imagens e Vídeos), Sistemas Eletrônicos Inteligentes (Inteligência Artificial), Sistemas Eletrônicos Embarcados (Robôs e Drones) e Sistemas Ópticos e de Micro-ondas (5G e 6G). Essa organização permite ao aluno desenvolver competências específicas e, ao mesmo tempo, manter uma visão ampla que favorece sua atualização contínua ao longo da vida profissional.
Infraestrutura
O curso conta com salas dedicadas a disciplinas experimentais, salas de ferramentas computacionais, sala para medidas acústicas, salas para caracterização de componentes eletrônicos, ópticos ou de micro-ondas e salas limpas para a fabricação de circuitos integrados e dispositivos discretos. Os alunos também têm acesso à infraestrutura dos 3 grandes laboratórios de pesquisa do Departamento: o Laboratório de Processamento de Sinais (LPS), o Laboratório de Microeletrônica (LME) e o Laboratório de Sistemas Integráveis (LSI).
Inserção Profissional
Dada a abrangência da formação dada ao aluno do curso, ele pode se desenvolver profissionalmente em qualquer área da Engenharia Elétrica, desde a execução de sistemas eletrônicos simples até a coordenação, assessoria ou consultoria de grandes projetos em Eletrônica e Sistemas Computacionais. O próprio corpo docente mantém projetos com grandes indústrias onde o aluno poderia vir a se inserir profissionalmente, entre elas: LG Electronics, Motorola, Nec, Procomp, Petrobrás, Vale, Ericsson, etc.
Saiba mais no site oficial e tire dúvidas pelo Instagram!
Atualizado em Julho de 2025.
-
POLI - Escola Politécnica
integral 153 vagas bacharelado Os alunos ingressarão no curso de Engenharia Elétrica e cursarão um ciclo comum da estrutura curricular até o final do 3º ano, no qual farão a opção por uma das habilitações, com base nas notas obtidas nas disciplinas obrigatórias, constantes dessa estrutura, a contar do ano de ingresso do aluno.
FUVEST
Ampla Concorrência: 76
Escola Pública: 49
Pessoas Negras, de cor Preta ou Parda e Indígena: 28
ENEM USP
Ampla Concorrência: 3
Escola Pública: 2
Pessoas Negras, de cor Preta ou Parda e Indígena: 2
Duração: 10 semestres