Descrição do Curso
As recentes e importantes inovações tecnológicas em praticamente todos os setores da atividade humana e, particularmente, no de computação, telecomunicação, transporte e saúde, têm estimulado as instituições de pesquisa a ampliar o escopo de atuação com relação ao estudo de materiais, incluindo-se ai o forte desenvolvimento na área de nanomateriais. O campo de atuação do Engenheiro de Materiais abrange os materiais metálicos, poliméricos, cerâmicos e materiais compósitos, nos aspectos de caracterização de suas propriedades, processos de fabricação e aplicações, assim como a análise, criação e desenvolvimento de novos produtos. Ao lado do estudo dos materiais em si, é essencial o entendimento de seus processos de fabricação. Desse modo, os estudantes do curso adquirem conhecimentos teóricos e práticos que enfatizam as relações entre microestrutura, processamento, propriedades e o consequente desempenho do material em serviço.
Infraestrutura
O curso dispõe de salas de aulas, moderno anfiteatro para 120 lugares, salas de estudo e computação para os alunos e laboratórios didáticos e de pesquisa na maior parte das disciplinas cobertas pelo curso. Exemplos de equipamentos disponíveis: microscópios ópticos para metalografia, ceramografia e análise de imagens, microscópios eletrônicos de varredura e de força atômica, fornos de alta temperatura, equipamentos de análises térmicas, de caracterização eletroquímica, ensaios mecânicos, reômetros, difratômetro de raios X e equipamentos para processamento de polímeros.
Inserção Profissional
O engenheiro de materiais é habilitado ao trabalho em empresas fabricantes de materiais poliméricos, metálicos, cerâmicos, de compósitos e biomateriais, podendo atuar tanto na fabricação, quanto no desenvolvimento e aperfeiçoamento desses materiais. Além disso, pode atuar em um grande número de setores industriais, na especificação, seleção e verificação de desempenho de materiais em uso. Sua sólida formação lhe permite também a participação em pesquisa e desenvolvimento em universidades e centros de pesquisa.
-
POLI - Escola Politécnica
integral 49 vagas bacharelado Os alunos ingressantes nos cursos de Engenharia de Materiais e de Engenharia Metalúrgica cursarão um ciclo comum da estrutura curricular até o final do 3º ano, no qual farão a opção por uma das habilitações (Materiais ou Metalúrgica), com base nas notas obtidas nas disciplinas obrigatórias, constantes dessa estrutura, a contar do ano de ingresso do aluno.
- Ampla Concorrência: 24 vagas
- Escola Pública: 15 vagas
- PPI: 10 vagas
Duração: 10 semestres
*vagas divididas com o curso de Engenharia Metalúrgica.