EEL - Escola de Engenharia de Lorena
Campinho
12602-810 Lorena SP
Em maio de 2006, a Faculdade de Engenharia Química de Lorena (FAENQUIL) foi incorporada pela Universidade de São Paulo, tornando-se uma de suas unidades, denominada Escola de Engenharia de Lorena (EEL-USP).
Atende anualmente, em média, 1.700 alunos, oriundos de várias partes do país e sendo constituída pelos departamentos de Engenharia Química, Engenharia de Materiais, Biotecnologia e de Ciências Básicas e Ambientais.
A Escola oferece cursos de graduação, no período diurno, de Engenharia Bioquímica e Engenharia de Materiais e, no período diurno e noturno, de Engenharia Química. A partir de 2012, a EEL passou a oferecer outros cursos de graduação: no período diurno, de Engenharia Ambiental e Engenharia Física e, no período noturno, de Engenharia de Produção, cuja aprovação para a criação deu-se em 28 de junho de 2011 pelo Conselho Universitário da Universidade de São Paulo.
A Escola de Engenharia de Lorena (EEL-USP) é a única unidade da USP no Vale do Paraíba. Concentra áreas de pesquisas estratégicas para o desenvolvimento nacional de novos produtos e processos que impulsionam o progresso científico e tecnológico do país, envolvendo diferentes áreas de pesquisa, tais como Biotecnologia Industrial, Engenharia de Materiais, Engenharia Química, entre outras.
A pós-graduação é composta por: Mestrado em Engenharia Química e Mestrado Profissional em Projetos Educacionais de Ciências, Mestrado e Doutorado em Engenharia de Materiais e em Biotecnologia Industrial. A EEL oferece ainda cursos de especialização em Engenharia da Qualidade, além de um curso técnico Profissionalizante em Química.
As atividades são desenvolvidas em duas áreas na cidade de Lorena (SP) a 180 km de São Paulo e 220 km do Rio de Janeiro. São oferecidos laboratórios de ensino e de pesquisa, para atender os programas de Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado; bibliotecas; auditórios; centro de informática; praça de esportes e estacionamento. A unidade de Lorena também conta com um Colégio Técnico (COTEL), que, oferecendo ensino de qualidade, recebeu, em 2011, o selo da qualidade do CRQ – IV. Concluem o curso em média 35 alunos por ano no ensino médio e 21 alunos no ensino técnico. O COTEL contribui com atividades realizadas visando ao fortalecimento da educação básica na região do Vale do Paraíba, na qual estão inseridos, e a qualificação profissional dos estudantes para atuarem no mercado de trabalho.
Atividades Oferecidas
Atividades Educativas
Movimento com Ciências
Descrição: o projeto realiza diversas atividades voltadas para a motivação do aprendizado em ciências exatas e biológicas, visando atrair alunos para os cursos de Engenharia e licenciaturas. Destacam-se a Olimpíada de Física de Lorena (OFL), a Olimpíada de Ciências das Escolas Públicas (OCLEP), a Olimpíada Brasileira de Física (OBF), visitas à EEL-USP, participação no Show de Física de Lorena; pré-iniciação científica com atividades realizadas tanto nas escolas quanto na EEL-USP; grupos de estudos no qual os alunos do ensino médio são motivados ao estudo contínuo em disciplinas de ciências exatas e biológicas; e participação na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. O projeto conta anualmente com a participação de cerca de 50 alunos de graduação e pós-graduação e cerca de 30 docentes e técnicos da EEL-USP. Conta com apoio da Diretoria Regional de Ensino de Guaratinguetá e tem como maior aliada a Escola Estadual Arnolfo Azevedo de Lorena. Além disso, o projeto tem recebido apoio do CNPq, da CAPES, e das Pró-Reitorias de Pesquisa e de Cultura e Extensão Universitária da USP.
Público-alvo: estudantes e professores de ensino básico, alunos de graduação e pós-graduação de engenharia interessados em problemas socioeducacionais e professores de engenharia interessados no ensino de ciências exatas e biológicas em todos os níveis.
Periodicidade: permanente.
Contato: Carlos Alberto Moreira dos Santos | cams@demar.eel.usp.br |
Técnico em Química
Descrição: o objetivo do curso é formar técnicos com conhecimento aprofundado em processos químicos, incluindo operações unitárias que envolvem processo de fabricação dos sistemas de controle dos reatores químicos e bioquímicos, dos sistemas de transportes de fluídos e troca térmica, dos sistemas de utilidade industrial e de controle de processos. Visa ainda: a) capacitar o técnico a prestar manutenção emergencial em equipamentos ou instrumentos assim como demonstrar condições de realizar análises químicas em analisadores de processos em linha ou em laboratórios de controle de qualidade de processo; b) desenvolver atributos humanos, técnicos e científicos tais como capacidade de julgamento e crítica, capacidade para trabalho em equipe, visão sistêmica, criatividade e iniciativa, além de sólidos conhecimentos em meio ambiente, segurança e saúde e em qualidade total; c) preparar o aluno para que adquira competências necessárias para desempenhar tarefas de supervisão, controle e execução de trabalhos e projetos técnicos; d) conhecer e saber utilizar novas ferramentas tecnológicas aplicadas no setor.
Público-alvo: estudantes egressos do ensino fundamental, que estejam cursando ou já tenham concluído o ensino médio.
Periodicidade: o curso tem duração de três anos, além de 1.100h de estágio obrigatório. São 40 vagas iniciais, preenchidas por vestibulinho. Para os alunos regularmente matriculados no curso técnico, é oferecido também o ensino médio.
Contato: (12) 3159-5012
Avaliação e Modificação de Roteiros para Práticas Experimentais Visando a Diminuição de Resíduos e Toxicidade para a Disciplina de Química Analítica Qualitativa
Descrição: a Química Analítica é a parte da Química que estuda os princípios e métodos teóricos da análise química que são úteis em todos os campos da ciência e medicina. Seus objetivos práticos consistem na determinação da composição química das espécies (elementos e/ou compostos) presentes em uma amostra. A Química Analítica compreende a Análise Qualitativa e a Análise Quantitativa. A Química Analítica Qualitativa é utilizada para determinar a identidade das espécies químicas presentes em uma amostra, ou seja, não há interesse na quantidade de cada substância na amostra, mas apenas saber se certas substâncias estão ou não presentes. Estudos envolvendo a análise qualitativa são importantes porque possibilitam o desenvolvimento e aplicação de conceitos relacionados às reações de precipitação, reações redox e reações de formação de complexos, que são utilizadas para separar e identificar as espécies químicas. Além disso, nos faz compreender como podemos resolver um problema analítico através de técnicas de separação e detecção, utilizando os esquemas qualitativos de análise. O crescente aumento dos problemas ambientais e as consequências econômicas deles decorrentes colocam novos desafios aos profissionais da Química. Sendo assim, os estudantes deverão desenvolver suas habilidades com o pensamento crítico sistemático, resolução de problemas, tomada de decisões e raciocínio avaliativo diante da implantação de aspectos da Química Analítica Qualitativa de maneira sustentável, diminuindo os riscos, danos e custos.
Público-alvo: alunos do Colégio Técnico de Lorena.
Periodicidade: atividade oferecida durante o ano letivo; o edital é publicado anualmente.
Contato: (12) 3159-5131 | aspp@eel.usp.br
Olimpíadas Científicas: uma Proposta para Auxiliar no Desenvolvimento do País
Descrição: a Escola de Engenharia de Lorena realiza, desde 2005, a Olimpíada de Física de Lorena, e, no ano de 2011, criou a Olimpíada de Ciências de Lorena das Escolas Públicas, ambas pertencentes ao Movimento Com Ciências, realizado pelo Departamento de Engenharia de Materiais da EEL-USP. Tais iniciativas têm o objetivo de auxiliar na organização e na divulgação das olimpíadas nacionais e internacionais, com a criação de um ambiente virtual para a alocação de informações referentes a esses eventos, desde informações gerais sobre a participação dos alunos nas competições até as datas completas dos calendários de todas as importantes olimpíadas que acontecem. Com esse ambiente, a participação dos alunos nas olimpíadas é facilitada e, consequentemente, há um maior incentivo por parte da sociedade e da escola para esses eventos.
Público-alvo: alunos do Colégio Técnico de Lorena.
Periodicidade: atividade oferecida durante o ano letivo; o edital é publicado anualmente.
Contato: (12) 3159-5131 | aspp@eel.usp.br
Profissões
-
Engenharia Ambiental – Lorena
integral 40 vagas bacharelado -
Engenharia Bioquímica – Lorena
integral 40 vagas bacharelado -
Engenharia de Materiais – Lorena
diurno 40 vagas bacharelado -
Engenharia de Produção – Lorena
noturno 40 vagas bacharelado -
Engenharia Física – Lorena
integral 40 vagas bacharelado -
Engenharia Química – Lorena
diurno 80 vagas bacharelado noturno 80 vagas bacharelado