• A+
  • A-
Marca da Universidade de São Paulo
Fechar

Terapia Ocupacional – São Paulo

Biológicas

Descrição do curso

O curso forma profissionais generalistas com competências e habilidades requeridas para atuação em diferentes níveis de atenção, serviços, programas e projetos na área de saúde, de educação, de assistência social e cultura tanto em meio urbano quanto rural. Busca-se a formação crítica e reflexiva na qual o estudante é preparado para lidar com as demandas de pessoas, famílias, grupos ou comunidades, que por razões relacionadas à problemáticas específicas (de ordem: física, sensorial, mental, psicológica, cultural e/ou social) apresentam dificuldades temporárias ou permanentes para a realização de atividades relacionadas ao seu contexto de vida (autocuidado, educação, trabalho, lazer, entre outros). Com isso, pretende-se atuar em processos de afirmação e de defesa de direitos, de cidadania e de autonomia. A formação também se volta à preparação de profissionais aptos a atuar nas políticas sociais e na gestão de serviços e projetos. O curso enfatiza a interação de conhecimentos e saberes do campo biológico e das humanidades buscando um equilíbrio entre a formação técnico-científica e humanista e a política.

O curso é desenvolvido em cinco anos, em período integral (das 8h às 18h). O núcleo de conhecimentos específicos da profissão é ministrado por docentes terapeutas ocupacionais e representa a maior parte das atividades curriculares.

O ensino prático se inicia no 2º ano por meio da inserção dos estudantes em diversos cenários de prática em parcerias com serviços e projetos da cidade sob a orientação de professores. Essa atividade é ampliada gradativamente ao longo da formação, quanto à carga horária e à complexidade das ações desenvolvidas. Os estudantes realizam também atividades de iniciação à pesquisa, que resultam em trabalhos de conclusão de curso, podendo ainda participar de programas de monitoria de disciplinas e de ações em cultura e extensão.

Infraestrutura

A infraestrutura ampara as atividades de ensino, pesquisa e extensão de serviços realizados por docentes e estudantes. Dois edifícios situados na Cidade Universitária (Butantã-SP) comportam salas de aula, laboratórios didáticos e de pesquisa. Os ambientes são mobiliados e equipados de forma a oferecer aos estudantes a oportunidade de conhecer as condições e recursos profissionais específicos do campo da terapia ocupacional.

Inserção Profissional

O profissional pode atuar em unidades e projetos da área da Saúde (Unidades Básicas de Saúde, Centros de Atenção Psicossocial, Núcleos de Atenção à Saúde da Família, Centros de Referência de Saúde do Trabalhador, Centros de Atenção a Idosos, Hospitais gerais e especializados, Centros de Reabilitação, consultórios e clínicas), da Educação (principalmente em programas de inclusão escolar), de Cultura (museus, equipamentos culturais e programas de acessibilidade culturais) e da Assistência Social (Centros de Referência, serviços de proteção social e de acolhimento) além de comunidades tradicionais, ações territoriais e de desenvolvimento social e ambiental. O profissional graduado pode também dar continuidade a seus estudos em nível de pós-graduação e dedicar-se a vida acadêmica.

Saiba mais no site oficial e tire dúvidas pelo Instagram!

Atualizado em setembro de 2025.

Onde estudar?

  • FM - Faculdade de Medicina
    integral 25 vagas bacharelado
    FUVEST
    Ampla Concorrência: 11
    Escola Pública: 5
    Pessoas Negras, de cor Preta ou Parda e Indígena: 3
    ENEM USP
    Ampla Concorrência: 1
    Escola Pública:1
    Pessoas Negras, de cor Preta ou Parda e Indígena:1
    PROVÃO PAULISTA
    Escola Pública: 2
    Pessoas Negras, de cor Preta ou Parda e Indígena: 1
    Duração: 10 semestres