Biblioteconomia – São Paulo

Descrição do curso

A informação é fator determinante para o desenvolvimento humano, pois organizar, acessar e recuperar informação é condição necessária para o progresso em qualquer área. Os diferentes suportes e formatos documentais e a complexidade das demandas da sociedade exigem um profissional capaz de planejar, implementar e gerenciar sistemas de informação físicos ou virtuais, ampliados pela expansão da internet e desenvolvimento de novas tecnologias da informação, além de atuar no campo da apropriação social da informação. O curso pretende integrar o bibliotecário nesse ambiente em mudança, propiciando-lhe competências e instrumentos necessários para dar suporte às novas exigências da sociedade. O curso prepara o aluno para atuar não só nos ambientes tradicionais mas também em bibliotecas, institutos de pesquisas e empresas e ainda em instituições e atividades da área da informação, tais que empresas de comunicação, provedores de internet, arquivos, museus, organizações não governamentais, em ambiente físico e virtual.

O curso conta com laboratório de informática para o desenvolvimento das atividades práticas e biblioteca. O aluno realiza estágio obrigatório em unidades de informação públicas ou particulares sob a supervisão docente. O aluno conta com sala de convivência, equipada com computadores, e acesso à internet. Conta também com convênios entre universidades internacionais (Estados Unidos e Europa) e com bolsas acadêmicas para realização de disciplinas vinculadas a área.

Inserção profissional

O bibliotecário pode atuar em instituições públicas ou privadas, como gestor da informação e mediador entre a informação e os indivíduos, tanto no mercado tradicional das bibliotecas quanto nas assessorias de serviços de Informação, oportunidade em que se ampliam as perspectivas para os profissionais atuarem de forma autônoma, inclusive pela constituição de empresas especializadas. Nessa atividade, o bibliotecário pode atuar, sobretudo, na consultoria às entidades da área empresarial e do terceiro setor.