Gestão Ambiental – Piracicaba

Humanas

Descrição do curso

O Gestor Ambiental é o administrador dos recursos ambientais, responsável por manter o equilíbrio entre a conservação dos recursos naturais e a produção econômica de bens e serviços.

O curso de Gestão Ambiental da ESALQ/USP é o primeiro curso de bacharelado na área do Brasil e forma um profissional apto a dialogar com outras carreiras da área ambiental, pois a ESALQ apresenta matriz curricular multidisciplinar, atribuindo assim, visão holística ao futuro gestor ambiental.

O curso oferece ao aluno formação multidisciplinar voltada às ciências da terra e do ambiente, sociais e administrativas, com disciplinas relacionadas a administração, economia, sociologia, geoprocessamento, botânica, geologia, química ambiental, zoologia, hidrologia, ecologia, educação ambiental, gestão turística, projetos ambientais e sociais, certificação ambiental, comunicação e marketing, direito e questões socioambientais, podendo se aprofundar no assunto de sua preferência. Ao final da graduação, o estudante realiza o seu trabalho de conclusão de curso que consiste em uma pesquisa com temática de seu interesse, recebendo orientação individual de um professor, o que traz enriquecimento à qualificação profissional.

Clique aqui e saiba mais sobre o curso de Gestão Ambiental da ESALQ/USP.

Acesse nossos perfis no Facebook e Instagram e converse diretamente com os alunos para tirar suas dúvidas!

Infraestrutura

A ESALQ/USP oferece excelente infraestrutura física e humana: a preocupação está além da qualidade de salas e laboratórios. As aulas do curso de Gestão Ambiental são oferecidas nos departamentos da Escola, no Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA) da USP, em Piracicaba. Os alunos da ESALQ frequentam as bibliotecas do campus com grande pluralidade em seus acervos, sendo o maior do País em Ciências Agrárias. Os estudantes realizam estágios, remunerados ou não, com participação em eventos, seminários e conferências. A ESALQ conta com Restaurante Universitário, com preço subsidiado, salas com acesso à internet, Praça Esportiva, Centro Acadêmico e Unidade local de Atendimento Médico e Odontológico gratuito.

Inserção Profissional

O gestor ambiental formado pela ESALQ pode atuar em diversos setores da economia como: a agricultura, o comércio, a indústria, os serviços e o terceiro setor.  As oportunidades concentram-se, principalmente, em departamentos ambientais de empresas públicas e privadas, em prefeituras, ONGs, empresas hidroelétricas, bancos, petroquímicas, de mineração, de celulose e papel, de saneamento, agrícolas, de consultoria em estudos de impactos ambientais, em unidades de conservação da natureza, parques e reservas, e na gestão de processos de recuperação de áreas degradadas, entre outros, ou podem ainda permanecer na área acadêmica, complementando sua formação na pós-graduação.

• ESALQ - Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”
    noturno 40 vagas bacharelado
    28 vagas pela FUVEST (16 Ampla Concorrência; 8 Escolas Públicas; 4 Pretos, Pardos e Indígenas) + 12 vagas pelo SiSU (4 Ampla Concorrência; 4 Escolas Públicas; 4 Pretos, Pardos e Indígenas). Duração do curso: 8 semestre.