Engenharia Mecatrônica – São Carlos

O processo de ensino-aprendizagem da engenharia transcende o desenvolvimento de atividades técnicas, que é complementado por atividades extracurriculares como iniciação científica, participação em equipes de projetos e competições, empresa júnior, etc. A grade curricular envolve atividades que aumentam em complexidade na medida em que o curso avança. Do primeiro ao quarto semestre, as disciplinas de física, química e matemática fornecem ao aluno as ferramentas básicas para a modelagem de fenômenos reais. A disciplina de Introdução à Engenharia tem como função integrar o aluno ao curso. As formações em Computação e Desenho Técnico já constituem formas de capacitação profissionalizante. O aluno passa a conhecer e a resolver problemas clássicos e de interesse profissional. Do quinto ao oitavo semestre, o aluno passa a cursar as disciplinas de formação em mecânica, eletroeletrônica e computação. Do nono ao décimo semestre, as disciplinas têm a função de integrar os conhecimentos adquiridos nos semestres anteriores e apresentar novas tendências tecnológicas. Os trabalhos de final de curso e os estágios em empresas complementam a formação.

Excelentes bibliotecas, laboratórios e espaços para atividades complementares no campus, além dos laboratórios específicos do curso: Laboratório de Fabricação Mecânica e Manufatura; Laboratório de Simulação e Controle de Processos; Laboratório de Eletricidade e Circuitos; Laboratório de Eletrônica e Acionamentos; Laboratório de Hidráulica e Pneumática; Laboratório de Metrologia; Laboratórios de Instrumentação e Controle; Laboratórios de Automação e Robótica; Laboratórios de Dinâmica, Acústica e Vibrações.

O Engenheiro Mecatrônico atua em equipes multidisciplinares, dadas as características de sua formação técnica (Mecânica, Eletro-Eletrônica e Computação), identificando problemas e buscando soluções para novos produtos e processos bem como a otimização de sistemas existentes, em áreas como indústria metal-mecânica, automobilística, aeronáutica e em ambientes não industriais como hospitais, residências, depósitos, escritórios, bancos, podendo ainda, graças à sólida formação conceitual, atuar em universidades e centros de pesquisa.

• EESC - Escola de Engenharia de São Carlos

VAGAS SISU/Enem (12 vagas):