• A+
  • A-
Marca da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária Marca da Universidade de São Paulo
Fechar

Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

EERP - Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

Av. Bandeirantes, 3900
Monte Alegre
14040-902 Ribeirão Preto SP
(16) 3315-4321

A Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) forma enfermeiros generalistas, com elevada competência técnica, científica e política, baseada em valores éticos e humanísticos. A EERP iniciou suas atividades em 1953 e é um centro de excelência no ensino, na pesquisa e extensão, reconhecido no Brasil e internacionalmente. Desde 1988, é Centro Colaborador da Organização Mundial da Saúde para o Desenvolvimento da Pesquisa em Enfermagem.

A EERP oferece os cursos de Bacharelado em Enfermagem, com duração de quatro anos, e Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem, com duração de cinco anos. O enfermeiro atua no cuidado a pessoas, famílias e comunidade, atendendo suas necessidades para promoção da saúde, prevenção e tratamento de enfermidades e manutenção da saúde. Ao Bacharel em Enfermagem cabe identificar as necessidades individuais e coletivas de saúde da população, prestar assistência integral e individualizada, e fazer a gestão do cuidado de enfermagem. O Bacharel e Licenciado em Enfermagem, além das atribuições acima, está apto a atuar na promoção da saúde na educação básica e como professor em cursos profissionalizantes de enfermagem.

Os currículos dos cursos de graduação da EERP são inovadores, fundamentados em modernas metodologias e tecnologias de ensino, integrando conhecimentos teóricos e práticos com a inserção do aluno em serviços de saúde, desde o início dos cursos. Em seu processo de formação, o estudante tem oportunidade de participar de projetos de extensão e de pesquisa, incluindo ligas estudantis e eventos, de realizar intercâmbios nacionais e estrangeiros. O mercado profissional é amplo, com ênfase em hospitais, unidades básicas de saúde, maternidades, ambulatórios. Pode atuar em creches, laboratórios, indústrias, escolas, Forças Armadas, na atenção domiciliária, serviços autônomos, e outros.

O enfermeiro poderá dar continuidade a seus estudos na EERP em cursos de especialização, de mestrado e doutorado, cujos programas de pós-graduação são os melhores do nosso país.

A EERP está em uma área construída com quase 10 mil metros quadrados, dispõe de espaços acadêmicos e administrativos, com destaque aos auditórios, telessalas, núcleos de informática e de apoio bibliográfico, laboratórios de ensino, práticas pedagógicas e pesquisas de Enfermagem e ciências afins. Mantém parcerias com serviços de saúde de diferentes níveis de atenção e com as redes de ensino estadual e municipal, bem como instituições de ensino profissionalizante em Enfermagem. Tais parcerias oferecem inúmeras oportunidades para atividades de extensão aos alunos de graduação em enfermagem.

Na EERP-USP as atividades de cultura e extensão universitária têm a finalidade de transferir o conhecimento e a tecnologia do cuidado para a sociedade, por meio de cursos, projetos de atenção à saúde e educação, assessorias, consultorias e promoção de eventos científicos e culturais. Notável que as atividades de cultura e extensão universitária corroboram a formação do universitário como cidadão, estimulando-o para produção e desenvolvimento de projetos coletivos, que tragam efeitos duradouros para a saúde, a educação, cultura e o meio ambiente do país.

Atividades Oferecidas

Educação em Direito à Saúde: Uma Proposta da EERP-USP para Usuários dos Serviços da Defensoria Pública do Estado (Ribeirão Preto)

Descrição: Visa à formação de multiplicadores de conhecimentos sobre direito à saúde para atuarem em comunidades, integrando os conhecimentos produzidos pelos pesquisadores da USP e a atuação dos profissionais da Defensoria Publica do Estado de São Paulo na regional de Ribeirão Preto, disponibilizando para a população assistida pela Defensoria o acesso aos conhecimentos produzidos na Universidade e estimulando a participação desta na elaboração de propostas de educação em direito a saúde para sua comunidade de origem.

Contato: Carla Ap. Arena Ventura – (16) 3315-3422; caaventu@eerp.usp.br

Endereços Eletrônicos: http://saudedireito.org/sobre-o-gepesades-2; facebook.com/ligadireitos.humanos?fref=ts

Malhação em Saúde com HIV/AIDS

Descrição: proporcionar orientações sobre saúde e sessões de treinamento com pesos (musculação) aliado a exercícios aeróbicos, uma vez que tais atividades físicas atuam no controle das alterações metabólicas e promovem a melhor harmonia corporal.

Contato: Ana Paula Morais Fernandes; (16) 3315-3459; anapaula@eerp.usp.br

Papo Cabeça em HIV/AIDS

Descrição: A proposta visa promover a educação em saúde e espaços de discussão sobre sexualidade e DST/AIDS entre jovens universitários e do ensino médio.

Contato: Ana Paula Morais Fernandes; (16) 3315-3459; anapaula@eerp.usp.br

Programa De Cuidados De Reabilitação Ao Usuário De Álcool E Outras Drogas Psicoativas

Descrição: Sensibilizar os alunos sobre as questões relacionadas ao tema Álcool e Outras Drogas Psicoativas; fornecer conhecimento sobre as motivações para o uso e os problemas do consumo; discutir sobre o posicionamento da sociedade em relação ao uso e usuário; formas de tratamento e suporte social; treinar os alunos na atenção ao usuário de drogas psicoativas e a seus familiares.

Contato: (16) 3315-3477; pausefer@eerp.usp.br

Saúde também se faz na (com a) escola

Descrição: Busca articular o processo de ensino-aprendizagem a partir da possibilidade de inserção do graduando no campo da pratica profissional do enfermeiro no contexto escolar, estabelecendo algumas atividades integradas de saúde e educação a fim de promover à atenção a saúde da criança em idade escolar, através da promoção, prevenção e recuperação da saúde. Salienta-se que as atividades propostas são desenvolvidas considerando-se as questões éticas e as especificidades da atuação.

Contato: Marta Angelica Iossi Silva; (16) 3315-3413; maiossi@eerp.usp.br

Prescrição do dia: Infusão de Alegria

Descrição: A Cia. do Riso tem como proposta utilizar à arte do teatro Clown na assistência a criança e ao adolescente hospitalizado, incluindo seus familiares. Para tanto, os clowns buscam na musica, no teatro, na dança, na magica, na mimica, entre outros, recursos para estimular o riso e a alegria no ambiente hospitalar. O projeto tem sua fundamentação na metodologia proposta pelos Doutores da Alegria somada aos conhecimentos das disciplinas Enfermagem Pediátrica e Psicologia do Desenvolvimento. Com este projeto, e possível evidenciar que o hospital não e local unicamente de dor e sofrimento, pode, também, promover o desenvolvimento.

Contato: Regina Aparecida Garcia de Lima; (16) 3315 – 0542; limare@eerp.usp.br

Aprender e Ensinar Imunologia nas Escolas

Descrição: O objetivo do projeto e divulgar/difundir conhecimentos em imunologia de uma forma descomplicada, para que estudantes do segundo grau possam se aproximar da ciência e gostar. O grupo pretende elaborar e oferecer educação cientifica em imunologia em escolas de segundo grau.

Contato: Beatriz Rossetti Ferreira; (16) 3315 – 0537; brferrei@usp.br

Endereço Eletrônico: https://www.facebook.com/Jovemimunologista

Grupos de Atividades estruturadas com alunos do Ensino Fundamental: Recursos para o Aprimoramento do Funcionamento Pessoal e Social

Descrição: O projeto é desenvolvido na Escola Estadual Professora Glete de Alcantra e seus objetivos são: oferecer grupos de atividades estruturadas (pintura, desenhos, esculturas, musica, teatro, jogos, dinâmicas e vivências grupais) para trabalhar a autoestima, a tolerância e a cooperação entre estudantes do ensino fundamental; instrumentalizar os alunos de Enfermagem para que se tornem agentes transformadores na implementação de estratégias educativas promotoras de aprendizagem, saúde, socialização e cidadania. O investimento na promoção da saúde física, mental e social dos estudantes pode ser considerado como a viabilização de ganhos de autonomia e confiança por parte destes, culminando com a otimização de sua qualidade de vida.

Público Alvo: Alunos do ensino fundamental da E.E. Profª Glete de Alcântra

Contato: Zeyne Alves Pires Scherer; (16) 3315-3404; scherer@eerp.usp.br

A Utilização do brincar/ brinquedo em Sala de Espera de um Ambulatório Infantil

Descrição: utilizar atividades lúdicas na sala de espera do ambulatório infantil do Hospital das Clinicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (HC-FMRP-USP), com vistas à promoção de saúde de crianças em seguimento na referida instituição.

Contato: Lucila Castanheira Nascimento; (16) 3315-3435 ou 3315-3391; lucila@eerp.usp.br

Teatro e Saúde Mental

Descrição: A atividade tem como principal objetivo proporcionar um espaço para desenvolver e aprimorar as habilidades criativas e saudáveis dos usuários do serviço de saúde mental, através da linguagem teatral e do compartilhamento de experiências, criando e recriando significados para todos os sujeitos envolvidos. O processo e focado em atividades grupais, desenvolvidas semanalmente, a partir dos jogos teatrais de improvisação. Além de vivenciar o processo artístico, o projeto tem mantido uma agenda cultural, através da qual os usuários podem se informar sobre as atividades e eventos culturais da cidade, bem como trocar ideias e discutir essas produções de forma coletiva. No que tange a extensão universitária, o projeto consiste em utilizar conhecimento e recursos humanos a serviço da sociedade, oferecendo uma atividade permanente e engajada no contexto acadêmico e social.

Contato: (16) 3315-3422; nane@eerp.usp.br

Construção da Prática Política na Saúde: Educação e Participação Social

Descrição: Este projeto propõe-se a participar do NEPH e contribuir para o desenvolvimento de recursos humanos com ênfase na Rede de Atenção a Saúde, como propostas de trabalho nos serviços de saúde e com a qualidade de gestão, da atenção integral a saúde, a partir dos princípios teórico-práticos da Politica de Educação Permanente e dos dispositivos da Politica Nacional de Humanização (PNH).

Contato: (16) 3315-3395; rcamargo@eerp.usp.br

A Recreação no Processo de Reabilitação de Portadores de Transtornos Mentais

Descrição: criar espaços para trocas intersubjetivas entre os portadores de transtornos mentais; estimular a criatividade do portador de transtorno mental no que diz respeito as suas expressões plásticas por meio de atividades recreativas, através de desenhos, pintura, escultura, música e dança; criar momentos de descontração, lazer, alegria e respeito, por meio de atividades de recreação, inclusive em locais públicos como praças e parques, facilitando a interação e produzindo sentidos para uma vida saudável e produtiva.

Contato: (16) 3315- 3418; lujope@eerp.usp.br; amiasso@eerp.usp.br

Endereço Eletrônico: https://www.facebook.com/ligapsiquiatriaeerp?fref=ts

Programa de cuidados e reabilitação a usuários  de Álcool e Drogas

Descrição: desenvolver ações preventivas do uso de álcool e outras drogas psicoativas entre populações específicas, fomentar o uso controlado e responsável entre os usuários e auxiliar na reabilitação dos dependentes através de orientações junto aos familiares e intervenções de apoio e motivação junto aos usuários bem como estabelecer vínculos entre os usuários dependentes e os serviços de saúde disponíveis.

Contato: (16) 3315-3477; pausefer@eerp.usp.br

Profissões