IMT - Instituto de Medicina Tropical
SP
O Instituto de Medicina Tropical de São Paulo (IMT) foi criado em 1959 para desenvolver pesquisas que fornecessem subsídio científico e tecnológico para o diagnóstico, tratamento, controle e prevenção das doenças tropicais e grandes endemias do nosso país. Durante 40 anos o IMT esteve ligado à Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, mas a partir de dezembro de 2000, tornou-se autônomo, um Instituto Especializado da USP.
As pesquisas no IMT abarcam diversos aspectos da Ciência Médica – diagnóstico, patogenia e tratamento -, voltando-se também para as questões epidemiológicas e de prevenção. Em todos os seus campos de atuação, o Instituto tem contribuições significantes, tanto nacionais como internacionais. Destaca-se ainda que o IMT não é somente instituição de Pesquisa que gera conhecimentos, mas um centro de formação, de aperfeiçoamento e de prestação de serviços especializados na área, desta forma, o IMT oferece um curso regular de extensão para a comunidade externa sobre Saúde dos Viajantes e no segundo semestre de 2007 criou o curso de pós-graduação em Medicina Tropical e Saúde Internacional aprovado pela Capes.
O IMT contribui com a Faculdade de Saúde Pública da USP, oferecendo disciplinas para o curso de graduação, e também, oferece uma disciplina no curso de Turismo da Escola de Comunicação e Artes.
A CIPA-IMT e a Comissão de Biossegurança do IMT têm como objetivo abordar as questões de saúde, segurança no trabalho e qualidade de vida.
Atividades Oferecidas
Exposição
Técnicas de Pesquisa em Doenças Tropicais e Saúde Internacional
Descrição: estande onde são projetados vídeos de técnicas utilizadas em doenças tropicais e saúde internacional e vários experimentos demonstrando técnicas de citometria de fluxo, fluorescência, purificação de proteínas e ácidos nucleicos. O objetivo é criar uma experiência pessoal do visitante com a pesquisa e o diagnóstico em doenças tropicais, informando as formas de prevenção e despertando o interesse pelo controle e prevenção destas doenças.
Público-alvo: estudantes de ensino infantil, fundamental, médio, superior e público em geral.
Periodicidade: anual.
Contato: Contato: Heitor F. Andrade Junior (coordenador) | (11) 3061-7004 | hfandrad@usp.br | Luciana Regina Meireles Jaguaribe Ekman (responsável pelo estande) | (11) 3061-8662| lrmeirel@usp.br