Assista aos vídeos que contam um pouco das atividades de curadoria do Museu Paulista, mostram o andamento das obras de restauração e modernização do centenário edifício que é a sua sede, o Museu do Ipiranga.

O Museu Paulista (MP), também conhecido como Museu do Ipiranga, localiza-se no Parque da Independência, na capital, constituindo o museu mais antigo do estado de São Paulo. Funcionando em edifício, criado originalmente para ser um monumento comemorativo ao Império e à data de 7 de setembro de 1822, sua inauguração ocorreu em 1895. Tornou-se Órgão de Integração da Universidade de São Paulo em 1934, incorporando-se em definitivo à estrutura universitária em 1963. Integra-se ao MP, desde 1923, o Museu Republicano “Convenção de Itu”, instalado em sobrado histórico datado do início do século XIX, no centro da estância turística.

O MP desenvolve atividades de pesquisa, ensino e extensão, integrando-se às metas gerais da Universidade. Dedica-se especificamente aos campos da História e da Cultura Material, conservando e estudando acervos que compreendem mais de 125 mil documentos, organizados em coleções de manuscritos, textos impressos, imagens, pinturas e objetos.

Através da curadoria do rico e diversificado patrimônio que abriga, constitui espaço privilegiado para a abordagem de questões e temas diretamente relacionados à compreensão do passado e do presente da sociedade brasileira e paulista. Assim, contribui para a formação acadêmica e profissional de graduandos, pós-graduandos, educadores em diferentes níveis de ensino e pesquisadores do Brasil e do Exterior.

O MP oferece formação complementar a alunos da Universidade, em especial da FFLCH, da FAU, da FEA, da FE, da FD, da Eca, do IEB e dos demais Museus da USP. No museu, são ministradas disciplinas optativas de graduação, cursos de extensão em diferentes formatos e programas de orientação nos níveis de pré-iniciação científica (Ensino Médio), iniciação científica e pós-doutoramento. Além disso, proporciona estágios nas áreas de pesquisa e curadoria de acervos e patrimônios históricos, educação em museus e em conservação e restauração. O Museu também possui bibliotecas especializadas em suas áreas de atuação tanto na cidade de São Paulo quanto em Itu, ambas integradas ao sistema de bibliotecas da USP.

Devido a diagnósticos e obras de conservação, restauração, modernização e expansão, o MP encontra-se com suas exposições fechadas ao público.