O novo curso do IFUSP: Bacharelado em Física Médica
A Física Médica é o ramo da Física que compreende a aplicação dos conceitos, leis, modelos, agentes e métodos da Física para a prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças. Atualmente a Física Médica permite a aplicação dos fenômenos físicos em técnicas terapêuticas utilizando radiações ionizantes e não-ionizantes e provê as bases científicas para o desenvolvimento de modernas tecnologias que têm revolucionado o diagnóstico médico. Os profissionais de Física Médica são considerados profissionais da área da Saúde pela Organização Mundial do Trabalho, sendo indispensáveis na utilização adequada e segura de tecnologias de ponta como aceleradores lineares, sistema de braquiterapia, mamógrafos, tomógrafos, equipamentos de ressonância magnética e de medicina nuclear, e muitos outros. Além disso, atuam na área de proteção radiológica e na garantia da qualidade dos serviços de saúde prestados à sociedade.
IFUSP + FMUSP
A parceria entre o Instituto de Física e a Faculdade de Medicina da USP proporciona o ambiente ideal para a formação deste profissional e faz desta união um dos grandes diferenciais desta graduação, sendo uma das iniciativas de formação em Física Médica de maior potencial no país. A parceria conta também com o apoio da infraestrutura do complexo do Hospital das Clínicas, associado principalmente ao Instituto de Radiologia (InRad) e Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP).
PREPARO PROFISSIONALIZANTE
O estágio supervisionado propicia a vivência de situações práticas visando o preparo e a inserção do graduando no mercado de trabalho. Os cenários de práticas são realizados em hospitais, instituições e unidades assistenciais em convênio com a Faculdade de Medicina. A diversidade nos estabelecimentos conveniados possibilita uma prática profissional em diferentes áreas de atuação. As disciplinas de estágio são de responsabilidade dos docentes vinculados à Faculdade de Medicina, que atuarão como coordenadores e supervisores das atividades.
PESQUISA
Dá pra fazer física médica e se tornar pesquisador? Sim! Na área de pesquisa científica, os Físicos Médicos têm trabalhado em associação com outros profissionais de saúde, das engenharias e da tecnologia de informação para o desenvolvimento de novas técnicas terapêuticas e diagnósticas. A rica associação entre a Medicina e a Física permitem a contínua evolução desta ciência, agregando e potencializando conhecimentos que resultam em diagnósticos mais precisos e tratamentos mais eficientes.
Inserção Profissional
Profissionais em Física Médica estão em alta demanda no país, para atuação em hospitais, clínicas e institutos especializados. O Ministério da Saúde apoia a formação desta classe de profissionais por meio do programa de Residência em Física Médica*, também oferecido na Universidade de São Paulo, com bolsa. Especialistas em Física Médica podem também atuar no campo da pesquisa e do empreendedorismo, na investigação e desenvolvimentos de novos métodos diagnósticos e terapêuticos.
► Baixe AQUI o nosso material A Física como Profissão para saber mais!
-
IF - Instituto de Física
noturno 25 vagas bacharelado *Esse curso é oferecido em parceria com a Faculdade de Medicina da USP, com disciplinas oferecidas em ambas as unidades.