As Ruínas Engenho São Jorge dos Erasmos constituem um monumento nacional tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (CONDEPHAAT) e pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Santos (CONDEPASA). É também um Órgão da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da USP e está localizado na divisa dos municípios de Santos e São Vicente, no litoral do estado de São Paulo.
O engenho foi, provavelmente, um dos três primeiros erigidos em solo brasileiro na então denominada Capitania de São Vicente, no século XVI. Sua construção remonta à expedição de Martim Afonso de Souza, em 1532, e à fundação do primeiro núcleo de ocupação portuguesa.
Doado à USP em 1958, o seu acesso tornou-se restrito aos pesquisadores da universidade, visando à sua preservação e ao conhecimento de seu sítio arqueológico. Entretanto, a partir de setembro de 2004, foi aberto aos estudantes e ao público em geral para visitação como atividade educativa, permitindo, deste modo, que se possa conhecer as histórias, relações e personagens que ajudaram a construir esse espaço.
ATIVIDADES OFERECIDAS
atividade educativa
Projeto Portas Abertas
Descrição: dinâmicas, jogos, atividades, saraus, cursos, workshops, visitas guiadas e cursos de difusão fazem parte do portfólio do projeto ao longo de todo o ano.
Público-alvo: público espontâneo, de todas as idades, e estudantes, dependendo do perfil da atividade, que sempre traz a indicação de faixa etária adequada.
Periodicidade: ao longo de todo o ano, com ênfase para o período letivo, mediante agendamento. Nas férias, há atividades especiais.
Contato: (13) 3229 2703