• A+
  • A-
Marca da Universidade de São Paulo
Fechar

IEE - Instituto de Energia e Ambiente



SP
(0)

O Instituto de Energia e Ambiente (IEE) da Universidade de São Paulo (USP) atua de forma interdisciplinar em Ensino, Pesquisa e Extensão Universitária promovendo a interação entre sociedade, ciência e tecnologia através do desenvolvimento de projetos, avaliações, análises, pesquisas e educação em Energia e Ciência Ambiental e está organizado em Divisões Científicas.

A Divisão Científica de Planejamento, Análise e Desenvolvimento Energético busca estruturar e consolidar ações voltadas às áreas que abrangem as fontes e recursos energéticos renováveis e fósseis, convencionais e não convencionais. Seu campo de estudo inclui a avaliação e o desenvolvimento de novos recursos considerando-se as dimensões econômica, social, ambiental, tecnológica e histórica e o planejamento energético.

A Divisão Científica de Tecnologia de Sistemas Elétricos congrega especialistas e recursos em seus Serviços Técnicos e Laboratórios no estrato tecnológico da engenharia elétrica nos âmbitos da geração, transmissão e distribuição de energia para atendimento à ações do setor produtivo, desenvolvimento de tecnologias e prestação de serviços de ensaios e calibrações.

A Divisão Científica de Tecnologia de Petróleo, Gás Natural e Bioenergia foca o desenvolvimento de novas tecnologias e capacitar cadeias produtivas emergentes para a exploração de petróleo e gás natural em áreas de fronteira, como o pré-sal e combustíveis não convencionais, bem como a bioenergia em todos os seus aspectos.

A Divisão Científica de Gestão Ciência e Tecnologia Ambiental atua nas áreas de governança de recursos hídricos, avaliações de impactos ambientais e sociais das fontes de energia, mudanças climáticas, ciclo de vida de materiais e gestão de resíduos.

O IEE conta com 2 programas de Pós-Graduação oferecendo cursos de Mestrado e Doutorado:

– O Programa de Pós-Graduação em Energia (PPGE) é uma atividade acadêmica interdisciplinar para ensino e pesquisa em planejamento, avaliação dos processos da apropriação, produção e uso da energia.

– O Programa de Pós-Graduação em Ciência Ambiental (PROCAM) trata do ensino e pesquisa em temas tais como o aquecimento global, a conservação da biodiversidade, áreas contaminadas, água e gestão de resíduos.