Ciência da Computação – Ribeirão Preto

Em 2022 o campus da USP de Ribeirão Preto receberá a quarta turma do curso de Bacharelado em Ciência da Computação. O curso é oferecido em período integral e possui duração de 8 semestres, com carga horária total de 3780 horas. Tem como objetivo formar profissionais com sólidos conhecimentos teóricos e práticos nas principais áreas da Computação, qualificando-os para atuar em diferentes vertentes de atividades que exijam o uso de recursos e tecnologias computacionais. Para viabilizar esta formação, oferece um elenco de disciplinas de embasamento lógico e matemático, formação em fundamentos, métodos e tecnologias de computação, seguindo as Diretrizes Curriculares para Cursos de Computação estabelecidas pelo Ministério da Educação. As disciplinas do curso são organizadas em eixos formativos (Fundamentos de Matemática, Estatística e Física; Fundamentos de Computação; Tecnologias de Computação; Formação Humanística e Profissional; Formação Complementar), de forma a gerar um perfil com embasamento conceitual, domínio do processo de produção de sistemas computacionais, domínio das principais tecnologias computacionais e capacidade de analisar e propor soluções aplicadas.

Infraestrutura do curso

No campus da USP de Ribeirão Preto os alunos contarão com infraestrutura para as atividades de ensino, pesquisa e extensão com várias facilidades que contribuirão para uma formação diferenciada. O Departamento de Computação e Matemática possui salas de aula e laboratórios de ensino e pesquisa que oferecem o suporte para o aprendizado necessário para a formação dos alunos do curso de Ciência da Computação. O campus abriga também um Parque Tecnológico onde estão instaladas diversas startups da área.

O cientista da computação pode atuar, num âmbito mais conceitual, como pesquisador e desenvolvedor de novas teorias, métodos, linguagens e modelos computacionais, produzindo ferramentas para serem utilizadas por outros profissionais da área; ou pode atuar num âmbito mais tecnológico, como desenvolvedor de soluções de infraestrutura de software, envolvendo sistemas operacionais, bancos de dados, redes, sistemas móveis, automação, computação em nuvem, inteligência artificial, etc. A área de atuação prática do bacharel em Ciência da Computação é ampla, mas basicamente, ele é o profissional que estuda problemas, propõe e implementa soluções computacionais inovadoras em vários níveis de complexidade e em ambientes multidisciplinares. Ele encontra mercado de trabalho em instituições públicas ou em empresas privadas que realizam atividades de desenvolvimento, consultoria e gestão de sistemas computacionais, desempenhando funções diversificadas, como, por exemplo: projetista de software, consultor de TI, gerente de desenvolvimento, analista de suporte e administrador de bancos de dados.

Para acessar a página do curso de Ciência da Computação de Ribeirão Preto clique aqui.