• A+
  • A-
Marca da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária Marca da Universidade de São Paulo
Fechar

 

O Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo é uma instituição museológica universitária que realiza ensino, pesquisa e extensão a partir das reciprocidades entre três campos de conhecimento: Arqueologia, Etnologia e Museologia e suas conexões interdisciplinares.

A sua vocação está voltada para a ampliação do conhecimento sobre as sociedades representadas nos acervos que estão sob sua guarda, a partir de um ponto de vista contemporâneo que aporta a estes estudos as inquietações sobre as distintas territorialidades e formas de subsistência, a exuberância e complexidade da diversidade cultural e a necessidade do respeito à alteridade entre os indivíduos e grupos sociais nos diferentes contextos das paisagens culturais ao longo do tempo e do espaço geográfico. Essa vocação, por sua vez, se desdobra nas ações de ensino de graduação e pós-graduação para a formação de novos profissionais, como também, em diversificados processos expositivos e de ações educativo-culturais que dialogam com distintos segmentos da sociedade para além do público universitário.

Os acervos do MAE são representativos do Brasil Indígena (do período pré-colonial às sociedades indígenas contemporâneas), da América pré-conquista colonizadora, das influências Africanas e Afro-Brasileiras e da Antiguidade Clássica Mediterrânica e do Oriente Médio, cujas coleções arqueológicas e etnológicas permitem o tratamento de questões que transitam entre as explicações universais relativas à condição humana e os enfoques singulares sobre os indivíduos e as sociedades referentes às formas de subsistência, de celebração e de expressão artística.

O MAE não possui cursos de graduação, oferece disciplinas optativas de graduação nas áreas de Arqueologia (Brasileira e Clássica), Museologia e Etnologia (Brasileira e Africana). O Museu possui diversos laboratórios temáticos; neles estão vinculados projetos de Iniciação Científica (PIBIC) aos alunos de graduação, além dos projetos de pós-graduação.

 

– Exposição Resistência já! Fortalecimento e união das culturas indígenas Kaingang, Guarani Nhandewa e Terena 

Esta exposição é fruto de um trabalho colaborativo entre o MAE e os grupos indígenas Kaingang, Guarani Nhandewa e Terena (centro-oeste do Estado de São Paulo), que inclui a participação de todos no processo de curadoria. A exposição mostra suas histórias e tradições ao expor objetos, vestimentas e fotografias selecionados pelos próprios indígenas.

Público-alvo: estudantes e público em geral.

A entrada é gratuita, porém a exposição encontra-se fechada neste momento de pandemia.

Reportagem do Jornal da USP sobre a exposição “Resistência já!”

Publicação da exposição “Resistência já!”

 

– Reserva Técnica Visitável – Revelando os Bastidores do Museu

O espaço apresenta uma importante coleção de objetos arqueológicos provenientes de diversas regiões da Amazônia, além de possibilitar o contato com as ações curatoriais, especialmente as de salvaguarda, desenvolvidas com o acervo, geralmente de acesso restrito ao grande público.

Público-alvo: estudantes e público em geral.

A entrada é gratuita, porém a exposição encontra-se fechada neste momento de pandemia.

 

Além das exposições o MAE-USP desenvolve diversas atividades educativas incluindo formação de professores.

Mais informações: educativo.mae@usp.br