• A+
  • A-
Marca do Programa USP e as Profissões Marca da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária
Fechar

Medicina – Bauru

Biológicas

Acesso aos Canais

Programação

  • Dia 02 às 10:15

    Atividade: Bate-Papo Título: Ao vivo no YouTube - Passei na FOB-USP e agora?
    Participantes: Profa. Juliana Fraga - Prof. Roosevelt Bastos - Profa. Natália - Profa. Alessandra Mazzo -
  • Dia 02 às 11:30

    Atividade: Bate-Papo Título: Ao vivo no YouTube - Emergência na Prática: O dia a dia da medicina de emergência
    Participantes: Prof. Rafael Arruda Alves -
  • Dia 02 às 14:00

    Atividade: Bate-Papo Título: Ao vivo no YouTube - Médico por quê?
    Participantes: Prof. Carlos Antônio Negrato -
  • Dia 02 às 15:30

    Atividade: Bate-Papo Título: Ao vivo no YouTube - Venha tirar todas as suas dúvidas conosco!
    Participantes: Alunos do 1º, 2º, 3º e 4º ano da MED USP Bauru -
  • Dia 03 às 11:30

    Atividade: Bate-Papo Título: Ao vivo no YouTube - Verdade ou desafio? Simulação na medicina
    Participantes: Prof. Marcos Antônio Marton Filho -
  • Dia 03 às 14:00

    Atividade: Bate-Papo Título: Ao vivo no YouTube - Venha tirar todas as suas dúvidas conosco!
    Participantes: Alunos do 1º, 2º, 3º e 4º ano da MED USP Bauru -
  • Dia 03 às 15:30

    Atividade: Bate-Papo Título: Ao vivo no YouTube - Como pesquisar em centro de simulação
    Participantes: Profa. Alessandra Mazzo -

Descrição do curso

Em 2018, a Faculdade de Odontologia de Bauru recebeu a primeira turma do curso de Medicina. A missão do curso é formar médicos com capacidade para atuar na atenção individual e coletiva, com responsabilidade social e compromisso com a defesa da cidadania, da dignidade humana, da saúde integral do ser humano nos diferentes níveis de atenção à saúde, com ações de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação, mediante atitudes humanistas, críticas, reflexivas e éticas.

O currículo está alinhado às políticas públicas nacionais e voltado às necessidades de educação médica, saúde, ciência e tecnologia. O aprendizado se dá por definição de eixos de aprendizado com gestão voltada à integração de conteúdos da ciência básica e aplicada, com definição de métodos e cenários de práticas, avaliação de desempenho do estudante, dos docentes e colaboradores e dos eixos.

O curso é centrado no estudante como sujeito da aprendizagem e no docente como facilitador e mediador do processo, com vistas à formação integral e adequada do estudante. Portanto, serão privilegiadas metodologias que proporcionem a participação ativa do estudante na construção do conhecimento e na integração entre os conteúdos, assegurando a indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão.

Infraestrutura

No campus da USP em Bauru, os alunos contarão com infraestrutura para as atividades de ensino, pesquisa e extensão com várias facilidades que contribuirão para uma formação diferenciada. Para as atividades práticas, a Faculdade de Odontologia de Bauru possui convênio com a rede hospitalar estadual, com a rede municipal de assistência à saúde, incluindo Unidades Básicas de Saúde e de Saúde da Família, Pronto-Socorro, além da estrutura do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC/Centrinho), que agregarão valor diferenciado à capacitação do médico egresso.

Um grande diferencial do curso de Medicina da USP-Bauru é o Centro de Educação e Capacitação em Saúde (CECS), um grande e moderno centro de simulação que garante não só para a formação dos estudantes, mas também a capacitação dos profissionais da rede pública de saúde. O CECS possibilita trabalhar as questões de segurança do paciente, antecipar o que os estudantes irão fazer na prática, nos serviços de saúde, num ambiente simulado bem próximo à realidade, seguro, controlado, para que se possa errar, parar, voltar, capacitar repetidas vezes, até o estudante estar suficientemente competente para atuar diretamente com o paciente.

Estruturado com toda a ambientação e equipamentos para simulação clínica, o CECS é local para capacitação de várias habilidades e competências. Para isso, é composto por grandes salas onde são trabalhadas as habilidades – a prática dos procedimentos, como punções, curativos, suturas ou a administração de medicamento, por exemplo – e também por salas voltadas para a simulação avançada, consultórios e enfermarias para capacitação de atividades práticas que serão aplicadas dentro de um contexto, como uma unidade de saúde, unidade de pronto atendimento ou hospital, dependendo da situação a ser aprendida. Divide-se, portanto, em ambientes para capacitação de habilidades e para desenvolvimento de cenários simulados.

Inserção Profissional

O profissional formado pelo Curso de Medicina USP-Bauru estará apto a atuar de forma competente na atenção integral à saúde dos indivíduos e da população, agregando ao serviço de saúde público e privado, e aos seus usuários, a resolutividade das situações que lhe forem apresentadas. Também estará preparado para fazer a gestão com uma perspectiva inovadora dos diversos cenários da área de saúde.

Onde estudar?