• A+
  • A-
Marca do Programa USP e as Profissões Marca da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária
Fechar

Fonoaudiologia – São Paulo

Biológicas

Acesso aos Canais

Programação

  • Dia 02 às 10:30

    Atividade: Live Título: Pandemia: Fonoaudiologia 360 graus.
    Participantes: Agnes Segura e - Maria Luiza Paulo (alunas de iniciação científica do curso de fonoaudiologia) -
  • Dia 02 às 15:00

    Atividade: Live Título: Os primeiros 1000 dias de vida - fundamentais para o desenvolvimento futuro.
    Participantes: Dr. Aparecido José Couto Soares (fonoaudiólogo assistente no curso de fonoaudiologia) -

Descrição do Curso

O Curso de Fonoaudiologia da FMUSP forma um fonoaudiólogo geral, apto a atuar de forma competente e crítica nos níveis primário, secundário e terciário de atenção à saúde. O Curso atua em harmonia com a tradição em pesquisa científica e formação de especialistas da FMUSP, o que assegura a sólida formação básica que possibilita a atuação do especialista com formação técnica competente e responsabilidade social. Tem como objetivos específicos, preparar o graduando para assumir a sua identidade profissional com competência, de forma que seja capaz de atuar nos diferentes cenários de prática, baseado em evidências e com fundamentação científica consistente. Para isso garante o acesso aos vários sistemas teóricos e conceituais envolvidos no campo da Fonoaudiologia, que compreende o estudo da linguagem (oral e escrita), fala, voz, audição e motricidade orofacial, incluindo oportunidades de prática profissionalizante em diversos contextos. Os estudantes são incentivados a participar de projetos de iniciação científica, em geral com bolsas de estudo.

Infraestrutura

O Curso de Fonoaudiologia/FMUSP conta com infraestrutura ímpar para o desenvolvimento de atividades práticas. As instalações incluem salas de terapia com equipamento de vídeo-gravação e tratamento acústico; salas para avaliação audiológica com cabines acústicas e equipamentos de última geração e salas para supervisão, pesquisa e reuniões clínicas. O aluno tem acesso a várias alternativas, desde o atendimento básico em saúde à diversidade e alta complexidade proporcionada pelo maior hospital da América Latina (HCFMUSP). Participa ainda dos laboratórios de pesquisa em atividades que integram assistência e pesquisa à formação.

Inserção Profissional

Os fonoaudiólogos formados pela FMUSP podem atuar em maternidades, creches, escolas, clínicas, hospitais, asilos e também em teatro, rádio, TV, empresas e indústrias. Outra possibilidade é permanecer na área acadêmica complementando sua formação na pós-graduação (especialização, residência, mestrado e doutorado).

Onde estudar?

  • FM - Faculdade de Medicina
    integral 25 vagas bacharelado
    Duração: 10 semestres - Vagas FUVEST: AC 09 / EP 06 / PPI 03 - Vagas SISU: AC 03 / EP 02 / PPI 02