• A+
  • A-
Marca do Programa USP e as Profissões Marca da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária
Fechar

Finanças e Negócios – Ribeirão Preto (antigo Economia Empresarial e Controladoria)

Humanas

Acesso aos Canais

Programação

  • Dia 02 às 14:00

    Atividade: Bate-Papo Título: Live sobre o curso de Finanças e Negócios
    Participantes: Profa. Mariana S. F. Amaral Fregonesi - Prof. Marcelo Augusto Ambrozini - Aluno Gustavo Trevelin Rodrigues - Aluna Camila Schincariol Delatorre Barbosa - Aluno Pedro Henrique Amorin Silva -
  • Dia 03 às 14:00

    Atividade: Bate-Papo Título: Live sobre o curso de Finanças e Negócios
    Participantes: Profa. Mariana S. F. Amaral Fregonesi - Prof. Rafael Confetti Gatsios - Aluno Gustavo Trevelin Rodrigues - Aluna Camila Schincariol Delatorre Barbosa -

Descrição do Curso

O objetivo do bacharelado em Finanças e Negócios (antes chamado Economia Empresarial e Controladoria – ECEC) é formar profissionais capazes de detectar, diagnosticar e propor soluções para problemas de ordem econômico-financeira. Para tanto, o curso está estruturado para oferecer sólido embasamento na teoria econômica, contábil e de finanças, com aprofundamento nas áreas de Mercado Financeiro, Economias de Negócios, Finanças Corporativas e Valor de empresas. A grade curricular está alicerçada no alinhamento entre contabilidade, economia e finanças e proporciona visão holística sobre negócios e mercados.

Infraestrutura

O espaço físico da FEA-RP tem salas totalmente equipadas e confortáveis. Possui rede de computação com processamento em nuvens dando maior acesso e flexibilidade aos alunos e as aulas práticas. A Biblioteca Central, grupos de pesquisa, os eventos acadêmicos estimulam a pesquisa. A FEA-RP possui convênios com várias universidades estrangeiras e diversas empresas nacionais, dando a oportunidade de intercâmbio e estágio. Há diversos grupos estudantis reconhecidos. O sistema de transporte interno, bem como os restaurantes e agências bancárias, facilitam a permanência no campus.

Inserção Profissional

A formação em Finanças e Negócios abre um leque de alternativas de atuação profissional. Há uma habilidade natural para a atuação no mercado financeiro de um modo geral, como gestor de portfólio, analista de investimentos, trader, private banking etc. As corporações em geral, instituições financeiras, corretoras de investimento e consultorias são grandes demandantes desses profissionais. Algumas alternativas de atuação são: gestor financeiro; analista de investimento; diretor financeiro; analista de portfólios e investimento em ações, análise de crédito, análise de risco, gestor de tesouraria. Como exemplo, um analista de portfólios e investimentos em ações precisa avaliar a conjuntura econômica, a situação financeira atual da empresa, projetar cenários e resultados futuros com base na tendência de evolução dos negócios, avaliar riscos e determinar um preço alvo para a ação, considerando inclusive variáveis ambientais e sociais.

Onde estudar?