• A+
  • A-
Marca do Programa USP e as Profissões Marca da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária
Fechar

Engenharia Mecânica – São Paulo

Exatas

Acesso aos Canais

Programação

  • Dia 02 às 12:30

    Atividade: Palestra Título: A Engenharia Mecânica na Escola Politécnica
    Participantes: Prof. Dr. Marcelo Alves -
  • Dia 03 às 12:30

    Atividade: Palestra Título: A Engenharia Mecânica na Escola Politécnica
    Participantes: Prof. Dr. Marcelo Alves -

Descrição do Curso

Os alunos de Engenharia Mecânica da Escola Politécnica recebem formação aprofundada em cinemática, dinâmica, materiais, termodinâmica, fluidos, energia, acústica, metodologia de projetos, entre outras. O curso foi estruturado de modo a permitir a formação de profissionais com adequada fundamentação científica; sólida formação em técnicas de Engenharia; capacidade de interpretação, análise e crítica das organizações; preparo para enfrentar situações novas com iniciativa e criatividade; capacidade de buscar e gerar conhecimento tecnológico e metodológico; consciência e preparo para ser um agente da evolução econômica e social e consciência para desenvolver uma conduta profissional ética.

Para atingir estes objetivos, em termos do conteúdo da estrutura do curso, as disciplinas oferecidas até o quarto ano são voltadas aos conteúdos curricular básico e profissional essencial, proporcionando ao aluno uma formação sólida nas chamadas Ciências de Engenharia. No quinto ano, é dado o conteúdo profissional específico através de algumas disciplinas obrigatórias e, na sua maior parte, a partir do oferecimento de disciplinas optativas.

Infraestrutura

As disciplinas da habilitação são oferecidas nas salas de aula, anfiteatros e oficinas e laboratórios abrigados no Prédio de Engenharia Mecânica e Naval, que conta com uma área construída distribuída entre salas de aula, salas de vivência, salas de estudo, biblioteca e laboratórios. O curso conta com laboratórios de graduação nas áreas térmica, de mecânica dos fluidos, de vibrações, de controle digital, entre outros.

Com ampla formação teórica, a utilização de laboratórios e o contato com outras áreas, como Economia, o estudante poderá ter uma vasta gama de opções de trabalho ou criar sua própria atividade profissional.

Inserção Profissional

O Engenheiro Mecânico é essencial em setores industriais, como automotivo, eletrodoméstico, construção de máquinas e equipamentos, naval e aeronáutica, para citar alguns. É capacitado para trabalhar com projetos e desenvolvimento de novos produtos, nos processos de fabricação, na manutenção e na assistência técnica.

Os alunos formados em engenharia mecânica pela Escola Politécnica da USP são capacitados para trabalhar no projeto e desenvolvimento de novos produtos, nos processos de fabricação, e nas áreas de manutenção e assistência técnica. O engenheiro mecânico é essencial em setores industriais da área mecânica: montadoras automotivas, indústria de eletrodomésticos, indústria de construção de máquinas e equipamentos, naval e aeronáutica, entre outros.

 

Onde estudar?

  • POLI - Escola Politécnica
    integral 63 vagas bacharelado
    - Ampla Concorrência: 31 vagas
    - Escola Pública: 19 vagas
    - PPI: 13 vagas
    Duração: 10 semestres