• A+
  • A-
Marca do Programa USP e as Profissões Marca da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária
Fechar

Ciências Atuariais – São Paulo

Humanas

Acesso aos Canais

Programação

  • Dia 02 às 14:00

    Atividade: Exposição Título: Apresentação do Curso de Ciências Atuariais
    Participantes: Prof. Dr. João Vinícius de França Carvalho - Coordenador do Curso de Ciências Atuariais -
  • Dia 02 às 15:00

    Atividade: Bate-Papo Título: Bate-Papo e compartilhamento de experiências com alunos e ex-alunos do curso de Ciências Atuariais
    Participantes: Maryana Lin Song - Estudante do curso de Ciências Atuariais - Filipi Sanguino - Estudante do curso de Ciências Atuariais - Nathalia Costa Fonseca - Ex-aluna do curso - Wang Zi Yan - Ex-aluno do curso -

DESCRIÇÃO DO CURSO

As Ciências Atuariais (Atuária) é o ramo do conhecimento que analisa e gerencia riscos e expectativas de quaisquer naturezas econômicas, financeiras e biométricas, com o objetivo de prover proteção social. Para isso, as metodologias mais tradicionais são baseadas em teorias econômicas, modelos matemáticos, probabilísticos, estatísticos com o objetivo de descrever e representar fenômenos dotados de incerteza a respeito de suas causas, realizações e impactos. Portanto, a Atuária é uma área de conhecimento multidisciplinar.

Os estudos da Atuária dividem-se em dois principais ramos:

  • Vida: tratando das questões de longo prazo envolvendo os seguros de pessoas, como morte precoce, aposentadoria, pensões e saúde;
  • Não-Vida: envolve temas ligados à modelagem de ativos (físicos ou financeiros), gerenciamento financeiro de empresas, desenhos de produtos e apreçamento de apólices de seguros patrimoniais, empresariais, financeiros, de responsabilidade e de capitalização.

Especificamente sobre o curso, a matriz curricular é composta por disciplinas pertencentes a cinco áreas de formação geral e específicas, são elas:

  • Matemática, Probabilidade, Estatística e Modelagem Computacional
  • Economia e Contabilidade
  • Direito
  • Fundamentos e Gerenciamento de Riscos
  • Finanças e Métodos Quantitativos

O universo de trabalho na área contábil é bastante amplo e variado, abrangendo todos os setores, como seguradoras, operadoras de planos de saúde, entidades (abertas ou fechadas) de previdência, instituições financeiras (gestoras de ativos), empresas públicas, governos, terceiro setor, serviços atuariais, auditoria, consultoria, em diversos cargos e funções, como: atuário, auditor, analista atuarial e financeiro cientista de dados, CAO, CRO, CEO, CFO, membro de conselhos, consultor, perito, etc.

A atuação global/internacional dos atuários é uma realidade cada vez mais presente em nossa sociedade Nas últimas décadas, diversas barreiras entre países foram derrubadas por meio de tecnologias de informação e integração de economias e mercados.

Para a profissão atuarial especificamente, cuja linguagem universal é a matemática, a carreira internacional é natural: todas as empresas têm de gerenciar Riscos de mercado, Risco de crédito, Risco de liquidez, Risco operacional, Risco reputacional, Risco estratégico, Risco de compliance, Risco de subscrição. Todos são típicos de empresas Seguradoras, Operadoras de Planos de Saúde e Entidades de Previdência.

Ademais, com a iminência da entrada em vigor das Normas Internacionais de Contabilidade (International Financial Reporting Standards IFRS) especialmente a IFRS 17 – Contratos de Seguros, a partir de 2023, as demandas de uma carreira internacional passaram a ser praticamente indissociáveis de um curriculum de formação profissional de excelência como o oferecido pela FEA/USP.

Para integração ampla do Projeto Político Pedagógico do Curso de Graduação em Ciências Atuariais da FEA/USP com as demandas internacionais, o novo projeto do curso (vigente a partir de 2021) está alinhado às diretrizes dos principais currículos internacionais de Atuária, são eles:

  • Society of Actuaries (SOA)
  • Institute and Faculty of Actuaries (IFoA)
  • International Actuarial Association (IAA)

Buscou-se também adicionar a tais currículos as realidades e exigências regionais, proporcionando aos graduados em Ciências Atuariais da FEA/USP atuar tanto em nível local como global.

Onde estudar?