• A+
  • A-
Marca do Programa USP e as Profissões Marca da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária
Fechar

IEB - Instituto de Estudos Brasileiros

Av. Prof. Luciano Gualberto, 78
Cidade Universitária
05508-010 São Paulo SP
(11) 3091-3197

Acesso aos Canais

Programação

  • Dia 03 às 11:00

    Atividade: Bate-Papo Título: Lançamento do jogo IEB Minecraft (ao vivo no youtube e no facebook do IEB)
    Participantes: Diana Vidal - Pedro B. de Meneses Bolle - Denise Almeida - Ricardo Batho -
  • Dia 02 às 15:00

    Atividade: Bate-Papo Título: IEB na Feira USP e as Profissões III
    Participantes: Bianca Dettino - Denise de Almeida Silva - Mônica Aparecida G. da Silva Bento -
  • Dia 02 às 13:00

    Atividade: Bate-Papo Título: IEB na Feira USP e as Profissões II
    Participantes: Daniela Piantola - Dina Uliana - Elly Rozo Ferrari -
  • Dia 02 às 11:00

    Atividade: Bate-Papo Título: IEB na Feira USP e as Profissões I
    Participantes: Diana Vidal - Flávia Toni - Marcos Antonio de Moraes - Monica Dantas -

Assista o lançamento do jogo IEB Minecraft
03/09/2021 às 11h00

Missão da unidade

O Instituto de Estudos Brasileiros desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão articulando diversas áreas do saber. Criado em 1962, como centro interdisciplinar para educação, pesquisa e documentação sobre cultura e história do Brasil, o IEB tem como desafio fundador refletir sobre a sociedade brasileira articulando áreas do saber no campo das humanidades. A Instituição tem por finalidade a pesquisa da diversidade de culturas, em suas múltiplas manifestações, no Brasil. Para tanto deverá, seguindo o estabelecido em seu Regimento:

I – desenvolver métodos e técnicas de investigação em Ciências Humanas, Letras e Artes, assim como realizar, em caráter permanente, pesquisas relacionadas com os estudos brasileiros;

II – divulgar os resultados obtidos mediante projetos, palestras, cursos, seminários, intercâmbios, estágios, exposições e publicações;

III – promover cursos de Pós-Graduação nos níveis de Mestrado e Doutorado, disciplinas de Graduação, bem como cursos de Extensão Universitária”; além de “preservar, organizar e divulgar seu acervo, colocando-o a serviço da atividade de pesquisa e da coletividade”.

Quem somos

O IEB é composto atualmente por 15 docentes e dois colaboradores seniores, 43 funcionários, e oferece semestralmente disciplinas e cursos em diversas modalidades do ensino universitário. As disciplinas e cursos, na área de concentração de “Estudos Brasileiros”, contemplam as áreas temáticas do IEB: Artes, Literatura, Música, História, História Econômica, Geografia, Economia, Antropologia, Museologia e Sociologia. As disciplinas de graduação são optativas e credenciadas por unidades afins ao IEB, sendo também oferecidas vagas para alunos especiais de terceira idade.

O programa de pós-graduação do IEB, “Culturas e Identidades Brasileiras”, tem perfil multidisciplinar e articula-se em torno de duas linhas de pesquisa. Além dos alunos regularmente inscritos no programa, reconhecido pela USP e pela Capes, são aceitas matrículas de alunos especiais. Os cursos de extensão, nas suas diversas modalidades, são oferecidos por professores, especialistas e pós-doutorandos do IEB, assim como por intelectuais brasileiros e estrangeiros reconhecidos em suas áreas de atuação.

Linhas de pesquisa

Pós-Graduação Multidisciplinar em Culturas e Identidades Brasileiras Área de Concentração: Estudos Brasileiros

Mestrado Strictu Sensu

O programa multidisciplinar de Pós-Graduação em “Culturas e Identidades Brasileiras”, com área de concentração em “Estudos Brasileiros”, tem como objetivo a realização de pesquisas e o desenvolvimento de reflexões sobre a sociedade brasileira, a partir da elaboração das correspondências entre formações sociais e expressões artísticas, ou seja, dos estudos das formas e realidades subjacentes à sociedade e à cultura. A multidisciplinaridade é constitutiva deste programa de pós-graduação e não apenas recurso metodológico, sendo procedimento de apreensão e problematização do real.

 

O programa é composto por duas Linhas de Pesquisa:

Brasil: tensões, rupturas e continuidades entre passado, presente e futuro  

A interpretação do que se convencionou chamar de Brasil desafia, não só, cronologias oficiais ou comumente aceitas, como também os aportes trazidos pelos conhecimentos estritamente disciplinares. A multiplicidade de experiências da vida social (em suas diversas dimensões: social, política, cultural, artística e científica), que não respondem a recortes espaciais e temporais pré-determinados, mas pedem espacialidades e temporalidades próprias, demandam também a fluidez entre as fronteiras do saber, reconhecendo a complexificação das interpretações por meio de uma abordagem multidisciplinar que tem permanentemente em conta as tensões e relações de força entre passado, presente e futuro. Narrativas, histórias, representações tornam-se, portanto, objeto e sujeito da diversidade brasileira.  Trata-se de estudar as possibilidades de diálogo entre enfoques teóricos, metodológicos e técnicas de pesquisa distintas, no que se refere à interpretação do Brasil e os dilemas de sua inserção internacional.

Brasil: a Realidade da Criação, a Criação da Realidade  

O documento seja discurso, imagem, som (independentemente da mídia em que se encontra registrado), é conformado pelo universo social daqueles que o produzem, enquanto também conforma esse mesmo universo. A criação que gesta uma realidade é objeto privilegiado da pesquisa multidisciplinar,  desenvolvendo o diálogo entre as várias teorias das diferentes áreas do saber. A realidade brasileira mostra-se como a outra face deste objeto, constituindo-se seja como realidade da criação do documento, seja como universo de recepção das teorias construídas no exterior.

 

IEB em números (2015)

Graduação

Disciplinas Optativas para a Graduação: 14 disciplinas, 21 turmas, 647 alunos

Pós-Graduação

12 disciplinas, 47 alunos do Programa

Acervos

Arquivo: 500.000 documentos

Biblioteca: 250.000 volumes

Coleção de Artes Visuais: 8.000 objetos e obras de arte

Consulta ao acervo

Cerca de 10.000 documentos consultados e cerca de 2.200 obras consultadas / ano

 

Contato

Disciplinas de Graduação: +55 11 2648-1230 | graduieb@usp.br (das 10h às 17h)

Cultura e Extensão: +55 11 3091-3199 | cursoieb@usp.br (das 10h às 17h)

Programa de Pós-graduação: + 55 11 3091-3196 | iebpos@usp.br (das 10 às 17h)

Jogo IEB Minecraft: iebminecraft@usp.br