Engenharia Elétrica (ênfase em sistemas de energia e automação) – São Carlos

O curso de Engenharia Elétrica, cuja primeira turma formou-se em 1972, tem como característica principal uma forte formação científica básica, vasta formação profissional geral em Engenharia Elétrica e grande preocupação com a parte prática, para permitir uma atuação bastante flexível do egresso no mercado de trabalho. A ênfase em Sistemas de Energia e Automação tem foco principalmente no estudo dos sistemas de energia elétrica, da sua geração até seu uso final, e na automação de processos de aplicação de sistemas elétricos. Nessa ênfase, o aluno poderá optar por um aprofundamento em Sistemas de Energia ou em Automação, o que lhe dará o direito de receber Certificado de Estudos Especiais nessas áreas específicas. Há uma intensa formação no estudo das fontes de energia, no gerenciamento e manutenção de sistemas de geração, transmissão, proteção e utilização de energia elétrica, com ênfase em análise computacional. Durante o curso, o aluno é incentivado a participar dos diversos projetos do Departamento de Engenharia Elétrica, com Bolsas Técnicas e de Iniciação Científica, junto aos vários laboratórios de pesquisa e também junto aos grupos de projetos em Atividades Complementares.

Os alunos do curso têm acesso a uma grande biblioteca, com vasta coleção de livros didáticos, a qual possibilita pesquisas, também por meio eletrônico a centenas de periódicos nacionais e internacionais. Para as atividades didáticas, possui diversos laboratórios nas mais variadas áreas (de Circuitos Eletrônicos, de Instrumentação, de Automação e Controle, de Eletrônica Digital e Microprocessadores, de Máquinas Elétricas, entre outros). Além disso, esses alunos têm acesso à rede de informática da USP e às salas informatizadas. Para os interessados em participar de atividades de pesquisa e outras atividades extracurriculares, há infraestrutura de laboratórios e espaços para trabalhos científicos e em grupos de competições universitárias, além das estruturas de restaurante, centro acadêmico e empresa Jr.

O egresso do curso exerce atividades tanto nos mais variados tipos de indústria do setor eletro-energético quanto em empresas de consultorias e desenvolvimento de projetos de automação industrial, ou em gerenciamento de usinas elétricas. Os engenheiros eletricistas com ênfase em Sistemas de Energia e Automação atuam em áreas como geração e transmissão de energia elétrica, proteção de sistemas de energia, linhas de transmissão, e também em acionamento, comando e proteção de sistemas elétricos de potência, com ênfase em uso de sistemas computacionais de inteligência artificial.