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Educação Física e Esporte – Ribeirão Preto

Educação Física e Esporte – Ribeirão Preto

Educação Física e Esporte – Ribeirão Preto

Biológicas

A EEFERP oferece o curso de bacharelado em Educação Física e Esporte que têm como objetivo formar um profissional altamente qualificado, generalista com visão humanística, crítica, reflexiva e inserida no contexto histórico, cultural e político vigente.

 

INFRAESTRUTURA

Na EEFERP todas as salas de aula são equipadas com computadores atualizados com software e aplicativos, conectividade em rede cabeada e sem fio de alta velocidade que permitem a utilização de serviços em rede com alta disponibilidade e qualidade de conexão. Também possuem computadores para projeção, sistema de som ambiente de alta fidelidade, projetor multimídia de alta definição e possibilidade de realização de videoconferências. A Escola, em todos os seus ambientes, possui conectividade sem fio e conta ainda com: Ginásio Poliesportivo, Ginásio de Ginástica, Dança e Lutas, Piscina e Vestiários, Quadra Poliesportiva coberta e Quadra de Areia.

 

LABORATÓRIOS

Atividades aquáticas – desenvolve-se o ensino (didática) e a pesquisa relacionados às atividades aquáticas, com ênfase nos aspectos metabólicos e neuromusculares aplicados à avaliação, à prescrição e ao monitoramento do treinamento. Visa-se investigar os efeitos de diferentes modelos de treinamento sobre parâmetros aeróbios, anaeróbios e o desempenho de nadadores.

Cineantropometria e desempenho humano (LaCiDH) – são desenvolvidos estudos das capacidades físicas, como força, resistência, velocidade, flexibilidade, coordenação, respostas poliométricas, capacidade funcional (cardiorrespiratória e aeróbia), considerando os fatores fisiológicos, metabólicos e antropométricos. Nos modelos de estudo, investiga-se os efeitos do movimento e desempenho humano sobre a aptidão física ou o desempenho esportivo.

Manutenção e experimentação em roedores – são investigados os efeitos dos exercícios físicos sobre os diferentes sistemas orgânicos, com utilização do modelo animal. Atividades desenvolvidas: manutenção dos animais utilizados em protocolos experimentais, treinamento físico dos animais em esteira rolante, manipulação dos animais para obtenção do peso corporal e realização de testes in vivo, como os testes de desempenho físico em esteira rolante e os testes de tolerância à insulina e à glicose.

Biomecânica e controle motor (LaBioCoM) – são desenvolvidas pesquisas nas áreas de esporte e saúde, com foco nos aspectos biomecânicos relacionados ao chute, ações de defesa de goleiros no futebol, execução de saltos e aterrissagens, entre outras ações esportivas e alterações do controle da marcha e da postura em idosos, com o intuito de desenvolver propostas de intervenção que auxiliem na redução de ocorrência de quedas nessa população. Atividades desenvolvidas: análise cinemática do movimento humano e análise dinamométrica da postura e do equilíbrio.

Fisiologia do exercício e metabolismo (LaFEM) – nele são desenvolvidos estudos nos quais se investigam as adaptações dos sistemas orgânicos em face do exercício físico. Atividades desenvolvidas: modelos de treinamento físico na obesidade e no envelhecimento; efeitos do treinamento físico em jejum em parâmetros de saúde, efeitos de características genéticas na resposta a diferentes programas de treinamento físico; efeitos do exercício físico aeróbio, anaeróbio e de força, agudo e/ou crônico, nas vias moleculares de sinalização, em diferentes tecidos de roedores e em músculo esquelético de seres humanos portadores ou não de doenças crônico-degenerativas; efeito do exercício físico sobre a reatividade vascular de animais; efeito da suplementação de recursos ergogênicos, durante a realização de exercícios físicos.

Mídia interativa e exercício físico – nele são utilizadas ferramentas modernas de jogos eletrônicos interativos (exergames) como estratégia para estimular a prática regular de exercícios físicos, principalmente para os grupos mais resistentes. Atividades desenvolvidas: é proporcionado aos alunos de graduação e pós-graduação o contato com as novas tecnologias, estimulando-se seu uso como instrumento de trabalho dentro da educação física e esporte.

Pedagogia do esporte (LaPE) – são desenvolvidas pesquisas sobre diferentes aspectos inerentes ao ensino e ao treinamento esportivo. Atividades desenvolvidas: realização de entrevistas com diferentes protagonistas dos esportes (pesquisas qualitativas), análises dos vídeos de diferentes esportes (pesquisas qualitativas e quantitativas), sendo que há acervo bibliográfico próprio.

Ciências humanas (LaCH) – as principais investigações contemplam o estudo psicológico de diferentes práticas e condições corporais como, por exemplo, esportes, lutas, danças e lesão esportiva, com ênfase nas correlações existentes entre processos culturais e subjetivação a partir da perspectiva fenomenológica clássica.

 

CURSO

A EEFERP oferece 60 vagas anuais em seu curso de graduação bacharelado em Educação Física e Esporte, com duração de oito semestres, em período integral. A partir do quinto semestre, o aluno direcionará sua formação para uma das duas ênfases: Educação Física e Saúde ou Esporte, conforme interesses pessoais.

Durante o curso, com a finalidade de complementar  sua formação, o aluno poderá realizar projetos de iniciação científica e de extensão sob a orientação de docente,  participar de congressos e eventos científicos, atividades  de cultura e extensão, ter a oportunidade de fazer intercâmbios no exterior e realizar estágios.

 

Atividades Oferecidas

A EEFERP oferece diversos projetos de extensão à comunidade envolvendo crianças, jovens, adultos e idosos.

Todos os projetos contam com a atuação dos graduandos da Unidade e colaboram para a integração da Universidade com a sociedade.

Além das atividades de extensão, a Unidade apoia as atividades da Associação Atlética Acadêmica Valdir Barbanti – AAAVB, o Centro Acadêmico Sócrates Brasileiro – CASB e a Empresa Educa Júnior.

 

PROJETOS DE EXTENSÃO À COMUNIDADE 

GINÁSTICA: aulas presenciais e práticas das modalidades acrobática, rítmica, artística, de trampolim e Cheerleader, para todas as faixas etárias acima de 18 anos sem restrições ou pré-requisitos.

ESCOLA DE FUTSAL: aulas presenciais e práticas de Futsal para crianças e mulheres de acordo com a idade sem restrições ou pré-requisitos.

ESCOLA MULTIESPORTE: aulas presenciais e práticas de várias modalidades esportivas, envolvendo conceitos básicos de futsal, vôlei, handebol e outros, sendo ministradas para crianças conforme as idades, sem restrições ou pré-requisitos.

CORRIDA E CAMINHADA: aulas presenciais e práticas sobre técnicas de corrida e caminhada, sem restrições ou pré-requisitos, de acordo com a capacidade física de cada aluno.

EXERGAMES – PROJETO DE CONDICIONAMENTO FÍSICO COM GAMES INTERATIVOS PARA CRIANÇAS OBESAS E/OU COM SOBREPESO: atividade presencial e prática com interação de videogames que proporcionam atividade física para crianças obesas e/ou com sobrepeso, além de sedentárias.

COMPANHIA DE DANÇA DA EEFERP/USP: aulas presenciais e prática das modalidades de Ballet Infantil, Clássico e Fitness, Danças Urbanas, Ritmos, Dança de Salão, de acordo com a faixa etária, sem restrições e pré-requisitos.

KARATE: aulas presenciais e práticas de karate conforme faixa etária, em tatame apropriado, sem restrições ou pré-requisitos.

NATAÇÃO: aulas de natação presenciais e práticas em piscina coberta e climatizada de acordo com as faixas etárias, sem restrições ou pré-requisitos.

JIU JTSU: aulas presenciais e práticas de Jiu Jtsu conforme faixa etária, em tatame apropriado, sem restrições ou pré-requisitos.

BOXE: aulas presenciais e práticas de Boxe conforme faixa etária, sem restrições ou pré-requisitos.

FUTEBOL: aulas presenciais e práticas de Futebol em campo de grama natural cedido pela ARFUSP de Ribeirão Preto, conforme faixa etária, sem restrições ou pré-requisitos.

GINÁSTICA LABORAL – UNIDADE DE EMERGÊNCIA HC/FMRP: aulas presenciais e práticas no local de trabalho, abertas aos funcionários da Unidade, sem restrições ou pré-requisito.

MUSCULAÇÃO: aulas presenciais e práticas em academia climatizada com a finalidade de hipertrofia muscular. Participação sujeita a entrevistas e análise de perfil do aluno para participação no projeto

PSICOLOGIA DO ESPORTE E SAÚDE MENTAL: PRÁTICAS CORPORAIS COMO INTERVENÇÃO TERAPÊUTICA JUNTO AO HOSPITAL DIA HC-RP: aulas presenciais e práticas destinadas aos pacientes atendidos pelo Hospital Dia.

 

CORPO DOCENTE


Prof. Dr. Adelino Sanchez Ramos da Silva – adelinosanchez@usp.br

Prof. Dr. Átila Alexandre Trapé – atrape@usp.br

Profa. Dra. Camila de Moraes – camimoraes@usp.br

Prof. Dr. Carlos Roberto Bueno Júnior – buenojr@usp.br

Prof. Dr. Cristiano Roque Antunes Barreira – crisroba@usp.br

Prof. Dr. Dalmo Roberto Lopes Machado ´- dalmo@usp.br

Profa. Dra. Ellen Cristini de Freitas – ellenfreitas@usp.br

Prof. Dr. Enrico Fuini Puggina – enrico@usp.br

Prof. Dr. Hugo Tourinho Filho – tourinho@usp.br

Prof. Dr. Marcelo Papoti – mpapoti@usp.br

Prof. Dr. Márcio Pereira Morato – mpmorato@usp.br

Prof. Dr. Matheus Machado Gomes – mmgomes@usp.br

Prof. Dr. Matheus Perezmatheusperez@usp.br

Profa. Dra. Myrian Nunomura – mnunomur@usp.br

Prof. Dr. Paulo Roberto Pereira Santiago – paulosantiago@usp.br

Prof. Dr. Rafael Pombo Menezes – rafaelpombo@usp.br

Prof. Dr. Renato de Moraes – renatomoraes@usp.br

Prof. Dr. Renato Francisco Rodrigues Marques – renatomarques@usp.br

Prof. Dr. Tiago Rezende Figueira – figueirat@usp.br

Onde estudar?