Arquitetura e Urbanismo – São Carlos

O Curso de Arquitetura e Urbanismo (CAU) do IAU, criado em 1985, tem a duração de 5 anos em período integral e mantém excelente procura no vestibular. O CAU visa à formação de profissionais capazes de contribuir para o desenvolvimento social e econômico do país em uma época de intensas transformações e incorporação de novas práticas. As estratégias didáticas ADOTADAS privilegiam a investigação e a experimentação técnica e científica do profissional orientada por valores humanísticos e ampliação da formação cultural, de modo que a dimensão tecnológica do conhecimento não prevaleça sobre as dimensões éticas e sociais.

Infraestrutura do curso

Os conteúdos curriculares compreendem assim campos do conhecimento essenciais e específicos à formação do arquiteto urbanista, envolvendo estudos sociais artes, teoria e história da arquitetura e do urbanismo, ciência e tecnologia, meio ambiente, e concepção de projetos arquitetônicos e urbanísticos. Para concluir o curso, o aluno realiza o Trabalho de Graduação Integrado, desenvolvido a partir de tema de sua livre escolha.

O CAU oferece laboratórios de apoio ao ensino e à pesquisa onde os conhecimentos teóricos possam ser experimentados e aplicados na prática e assim, aprimorados , visando situações às quais os alunos se depararão na vida profissional. Destaca-se o acervo da Biblioteca dedicada ao CAU, com a assinatura de dezenas de periódicos, nacionais e internacionais, nas áreas de arquitetura e urbanismo, bem como um crescente acervo de livros, dissertações e teses, todos disponíveis em excelentes instalações.

Além disso, atividades extracurriculares cumprem papel relevante na formação dos alunos: viagens didáticas para cidades relacionadas aos temas e questões de estudo de cada ano, como São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Ouro Preto, etc. Outro destaque é a política de internacionalização do IAU-USP que, ano a ano, se consolida como um relevante programa de mobilidade discente. A USP TAMBÉM mantém programas de apoio e permanência estudantil para alunos com comprovada demanda socioeconômicas, disponibilizando alojamento e alimentação nos diversos campi universitários. Além disso, atividades de monitoria, iniciação científica e pesquisa oferecem bolsas para alunos de baixa renda e com bom desempenho acadêmico.

A habilitação profissional do Arquiteto e Urbanista é única, não existindo modalidade na profissão. O exercício profissional, com suas consequentes responsabilidades sociais e legais, caracteriza-se por um espectro amplo, o qual compreende a edificação, a cidade e a paisagem. Trata-se de um profissional capacitado ao desenvolvimento de atividades multidisciplinares, dentre as quais se destacam a concepção e produção de edificações e conjuntos arquitetônicos, elaboração de propostas de desenho urbano, paisagem e urbanismo ou ainda estudos ambientais e territoriais, além da coordenação, planejamento, direção e execução de obras.

• IAU - Instituto de Arquitetura e Urbanismo de São Carlos
    FUVEST – 31 vagas, sendo:
    Ampla Concorrência (AC): 15 vagas;
    Candidatos que tenham cursado integralmente o ensino médio em Escolas Públicas (EP): 10 vagas;
    Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas (PPI): 6 vagas

Sistema de Seleção Unificada (SiSU) – 14 vagas, sendo:
    Ampla Concorrência (AC): 7 vagas;
    Candidatos que tenham cursado integralmente o ensino médio em Escolas Públicas (EP): 4 vagas;
    Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas (PPI): 3 vagas

Duração: 10 semestres